Jornal da Globo confirma decisão do Banco Central que acerta em cheio poupança de todos os bancos e crava alerta para correntistas
Uma nova alteração do Banco Central na Taxa Selic acerta em cheio correntistas da poupança. Mas, calma que a notícia é boa. Em resumo, não afetará seu bolso.
Primeiramente, é interessante destacar que toda vez que a Taxa Selic muda, os olhos se voltam para a poupança. O motivo para isso ocorrer é porque o rendimento dela depende da Selic.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E o time de especialistas em economia do TV Foco, a partir de informações coletadas do G1, telejornal da Globo, ficou sabendo de uma super mudança.
TAXA SELIC SUBIU
- Banco Central subiu a taxa Selic;
- Mudança é mais um no ano;
- Como ela segue alta, o rendimento da poupança não se altera;
- Quem tem poupança não precisará se preocupar.
NOVA TAXA SELIC
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevou a taxa Selic de 10,75% ao ano para 11,25% ao ano em 6 de novembro.
A decisão do Banco Central atinge as poupanças de todos os bancos do país. Se hoje escolheu essa modalidade para guardar dinheiro, não importa o local, o rendimento é o mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como a Selic hoje está em 11,25%, a poupança vai render 0,5% ao mês. Por conta desse rendimento, é que outras opções são consideradas mais rentáveis.
Contudo, a poupança tem a vantagem de ser mais segura. Assim, mesmo rendendo menos, é uma opção ainda muito querida por uma parcela de brasileiros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO A SELIC AFETA A POUPANÇA?
Segundo o IstoÉ Dinheiro, enquanto a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, a poupança tem uma rentabilidade de 0,5% ao mês. Veja abaixo como funciona:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Quando a taxa Selic for maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês, somada à Taxa Referencial (TR);
- Quando a taxa Selic for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da taxa Selic, somada à Taxa Referencial (TR).
CONCLUSÕES FINAIS
O G1 informou que o Banco Central alterou a taxa Selic. Dessa maneira, o Brasil tem uma nova taxa básica para os juros. Mas, quem também precisa de atenção é a poupança.
QUAL OPÇÃO MELHOR QUE A POUPANÇA?
Uma boa opção, que acaba sendo mais interessante que a poupança, é o CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um investimento de renda fixa.
Em resumo, você empresta dinheiro para um banco ou financeira e recebe juros em troca. É um bom modelo para quem quer segurança e rende mais que a poupança.
VEJA TAMBÉM O QUE ACONTECE COM MIL NA POUPANÇA