COMO ASSIM?

Fim do chip: Novo decreto obriga Claro, Tim e Vivo a implantarem novo substituto às pressas no Brasil

16/07/2024 às 2h54

Por: Lucas Brito
Entenda mudança das operadoras (Foto: Divulgação)
Entenda mudança das operadoras (Foto: Divulgação)

Uma nova mudança na tecnologia permite o fim uso do cartão físico, que, até então, era fundamental para o funcionamento dos aparelhos móveis no país

Liderando o setor de telefonia e serviços de internet, a Claro, a Vivo e a TIM, que são concorrentes diretas, precisaram se unir após a chegada de um novo serviço liberado pela Anatel. Essa novidade é válida aos usuários do iPhone e alguns modelos mais recentes de outras marcas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rival da Samsung nas lojas mundiais, a Apple acaba se destacando por uma série de questões tecnológicas e, talvez, uma sofisticação em torno de seu nome. Entre suas particularidades, aparecem a câmera avançada, o alto desempenho, a interface simplificada e a desvalorização mínima de revenda.

Claro, Vivo, Tim
Anatel revelou que a Vivo tem mais de 100 milhões de chips ativos no Brasil (Foto: Divulgação)

Segundo o Olhar Digital, desde 2019, para quem tem iPhone a partir do XS, entre outros modelos de outros selos, já é possível descartar o cartão físico. Antes, o acessório era fundamental para o funcionamento do celular, mas, com as recentes mudanças, ele acabou sendo substituído.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O eSIM é um SIM digital padrão do setor que permite ativar um plano celular de operadora sem precisar usar um cartão SIM físico. Você pode instalar oito ou mais eSIMs em um iPhone e usar dois números de telefone ao mesmo tempo”, destacou a Apple, chamando atenção em um comunicado oficial.

Por causa disso, as grandes operadoras já tem se adaptado à modalidade. “O eSIM é um chip virtual que já vem de fábrica embutido em alguns smartphones, smartwatches e tablets. Ele veio para substituir o chip tradicional. É fácil de ativar e gerenciar, além de ser mais seguro”, pontuou a Vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações revelaram que a empresa é a atual líder do setor, tendo mais de 100 milhões de chips ativos no país. O número é surpreendente e se distancia ainda mais das outras duas concorrentes. Para efeitos de comparação, a Claro aparece no 2º lugar do ranking com 87,8 milhões de SIM cards. Já a TIM, que fica em 3º, teria fechado com 61,5 milhões.

Porém, ainda este ano, uma outra empresa está prestes a entrar na competição. Segundo a Valor Econômico, o Nubank também vai se tornar uma operadora móvel virtual, utilizando uma infraestrutura já pronta. O grupo, que já recebeu aval da Anatel, deve começar as operações no próximo semestre.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nubank
Após aprovação da Anatel, o Nubank vai lançar a própria operadora de celular (Foto: Divulgação)

Qual a função da Anatel?

Em parceria com o Governo Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações é responsável por regular a comunicação no território nacional. Essa entidade fiscaliza, impõe regras e tem papel de intermediar questões necessárias entre operadoras e consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

anatel
Destaque
operadora claro
operadora tim
operadora Vivo

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.