Fique por dentro do fim de um serviço vital no metrô de SP, com novo decreto de Tarcísio atingindo milhões de pessoas
Os paulistas foram bastante atingidos com um novo decreto do governador Tarcísio de Freitas, que acabou de cravar o fim de um serviço vital no metrô de SP, algo que deve mudar a vida de muitas pessoas que utilizam o transporte público todos os dias, especialmente os trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do site “metrocptm.com”, o qual informou no dia 15 de julho deste ano, que o Metrô de São Paulo, por meio de um decreto do governador Tarcísio, decidiu retirar os operadores dos trens de monotrilho da Linha 15-Prata, algo em vigor no começo deste mês, de forma gradua.
Conforme foi informado, o início dessa modalidade de serviço no padrão GoA4 na Linha 15 era esperada a cerca de 10 anos, com o sistema de sinalização CBTC, da Bombardier, e a tecnologia nos trens Innovia 300, sem cabine de comando, sendo semelhante à Linha 4-Amarela, com uma grande repercussão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma nota oficial, o Metrô do estado trouxe mais detalhes da mudança, que deve atingir milhões de paulistas, dizendo:
“Foi isso que o Metrô planejou e o cidadão espera – transporte com tecnologia de ponta, seguro e de acordo com os mais modernos padrões globais”, declarou o serviço, que continuou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A operação está em acordo com o projeto da linha, cujas composições e sistemas foram desenvolvidos para o funcionamento totalmente remoto, como já acontece em outros monotrilhos do mundo e até mesmo em linhas de metrô convencional”, afirmou a nota.
Em resposta ao novo decreto de Tarcísio, o Sindicato dos Metroviários declarou indignação com a medida do governador, afirmando:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente: Bilhete Único traz FIM vital do pagamento no ônibus, metrô e CPTM para salvar 3M de paulistas
● 25 estações, 32km e R$ 38 BI na mesa: Nova linha de metrô é confirmada por Tarcísio no coração de SP
● Alerta: Globo confirma atitude comum nas estações que está cancelando o Bilhete Único com todo saldo
“É um projeto irresponsável e que poderá colocar em risco os usuários e os trabalhadores do Monotrilho.
A presença do Operador de Trem é a última camada de segurança que o sistema possui para que não ocorra algum incidente e uma possível tragédia”, disse o sindicato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E continuou: “O Sindicato está denunciando essa situação e está buscando evitar a retirada dos Operadores. Ainda mais que ele é operado a uma altura de 15 metros”, concluiu o órgão.
Quantas pessoas utilizaram o transporte em SP nos últimos anos?
De acordo com o site “saopaulo.sp.gov”, no terceiro trimestre de 2023, a ViaMobilidade e ViaQuatro, concessionárias de trem e metrô de SP, transportaram mais de 147,6 milhões de passageiros, registrando um aumento de 5,9%, comparado com 2022, quando o número foi de 139,4 milhões.