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Fim do pagamento de taxa mais temida: Novo gigante do delivery chega com R$35 milhões para aniquilar o Ifood

22/04/2024 às 21h01

Por: Bruno Zanchetta
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Logo iFood / Pessoa entregando comida - Montagem TVFOCO

Novo gigante chega em peso no Brasil, aniquila taxa dos rivais e coloca medo em aplicativos

O Ifood passou a ficar mais atento agora que chegou um dos maiores concorrentes do aplicativo de delivery do Brasil.

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Acontece que o Ifood cobra uma taxa dos comerciantes, uma espécie de comissão, e esse novo aplicativo chegou com uma vantagem: não tem essa taxa.

Segundo o Exame, a Papa Delivery, de São José do Rio Preto, quer tentar se destacar em um mercado tão concorrido.

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A estratégia deles é justamente a que eu citei acima: a taxa de comissão do aplicativo. 

“Nós não cobramos comissão”, afirma o sócio-fundador da empresa, Gabriel Medeiros. “O que fazemos é cobrar uma mensalidade fixa. O ponto de venda pode faturar o quanto conseguir, para nós, vai pagar sempre a mesma taxa mensal”. 

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Segundo Nogueira, a média cobrada dos restaurantes pela plataforma é de 159 reais por mês. O modelo também se difere porque funciona numa modalidade semelhante às de franquia. 

Por ali, um licenciado compra os direitos da Papa Delivery e fica responsável por cuidar da plataforma numa cidade. Assim, ele gere o pagamento com os restaurantes e faz toda a gestão com os entregadores. 

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Com essa estratégia, a empresa faturou 35 milhões de reais em 2023 – e quer mais para 2024, atingindo os 72 milhões de reais em receitas. 

A grande aposta para este ano é a consolidação de uma resolução do Cade, o xerife da livre concorrência no Brasil, do início do ano passado, que criou limites à prática de exclusividade nos contratos celebrados entre aplicativos e restaurantes parceiros.

“Algumas redes de comércio tinham contrato de exclusividade com aplicativos de delivery”, diz Nogueira. “O Cade regulamentou isso, e agora, o ponto de venda que só poderia vender por uma plataforma, pode vender em diversas. Isso acabou facilitando a entrada de novos players”. 

QUANTO CUSTA PARA ME CADASTRAR NO IFOOD?

Por padrão, as taxas cobradas pelo iFood para o plano Básico são: 12% de comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma; Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma; mensalidade de R$100,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês.

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Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

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