Novo gigante chega em peso no Brasil, aniquila taxa dos rivais e coloca medo em aplicativos
O Ifood passou a ficar mais atento agora que chegou um dos maiores concorrentes do aplicativo de delivery do Brasil.
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Acontece que o Ifood cobra uma taxa dos comerciantes, uma espécie de comissão, e esse novo aplicativo chegou com uma vantagem: não tem essa taxa.
Segundo o Exame, a Papa Delivery, de São José do Rio Preto, quer tentar se destacar em um mercado tão concorrido.
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A estratégia deles é justamente a que eu citei acima: a taxa de comissão do aplicativo.
“Nós não cobramos comissão”, afirma o sócio-fundador da empresa, Gabriel Medeiros. “O que fazemos é cobrar uma mensalidade fixa. O ponto de venda pode faturar o quanto conseguir, para nós, vai pagar sempre a mesma taxa mensal”.
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Segundo Nogueira, a média cobrada dos restaurantes pela plataforma é de 159 reais por mês. O modelo também se difere porque funciona numa modalidade semelhante às de franquia.
Por ali, um licenciado compra os direitos da Papa Delivery e fica responsável por cuidar da plataforma numa cidade. Assim, ele gere o pagamento com os restaurantes e faz toda a gestão com os entregadores.
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Com essa estratégia, a empresa faturou 35 milhões de reais em 2023 – e quer mais para 2024, atingindo os 72 milhões de reais em receitas.
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A grande aposta para este ano é a consolidação de uma resolução do Cade, o xerife da livre concorrência no Brasil, do início do ano passado, que criou limites à prática de exclusividade nos contratos celebrados entre aplicativos e restaurantes parceiros.
“Algumas redes de comércio tinham contrato de exclusividade com aplicativos de delivery”, diz Nogueira. “O Cade regulamentou isso, e agora, o ponto de venda que só poderia vender por uma plataforma, pode vender em diversas. Isso acabou facilitando a entrada de novos players”.
QUANTO CUSTA PARA ME CADASTRAR NO IFOOD?
Por padrão, as taxas cobradas pelo iFood para o plano Básico são: 12% de comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma; Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma; mensalidade de R$100,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês.