As regras para renovação da CNH poderão sofrer uma nova alteração em breve. Isso porque um novo exame médico pode se tornar uma exigência
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório e essencial aos motoristas. Aliás, um novo exame médico pode se tornar uma exigência na hora de renovar o documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que um projeto de lei, de autoria do senador Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP), visa exigir o exame psicológico para os brasileiros que já possuem carteira e os que ainda vão dar entrada.
Conforme informações do portal FDR, o objetivo do autor da proposta é tornar o exame obrigatório a partir da primeira habilitação do brasileiro. Entretanto, a medida ainda precisa de aprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, ela está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Senado. Além disso, também serão necessárias algumas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro.
Resumo
- As regras pra renovação da CNH podem mudar;
- Estamos falando da exigência de um novo exame médico;
- Trata-se de um projeto de lei;
- Assim, a ideia é exigir o exame psicológico aos motoristas.
Mudanças recentes no processo de renovação
Vale lembrar que a renovação da CNH já passou por uma mudança recentemente. Os motoristas até 49 anos, a validade da CNH passa para 10 anos, sendo uma boa notícia para essa faixa etária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes, eram apenas 5 anos de validade. Porém, para aqueles acima dos 50 anos a tabela de renovação sofreu grande mudanças. Aqueles entre 50 e 69 anos, não sentem nenhum impacto.
Os motoristas acima dos 70 anos acabaram sendo atingidos em cheio com a regra. Isso porque o prazo de renovação ficou bem mais curto, sendo a cada 3 anos. Além de precisar fazer outros exames.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
Um novo projeto de lei, em caso de aprovação, pode mudar as regras de renovação da CNH no Brasil. Ele visa exigir o exame psicológico para os brasileiros que já possuem carteira e os que ainda vão dar entrada. Ou seja, uma grande mudança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece se andar com a CNH vencida?
Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Porém, essa situação, se trata de uma infração gravíssima.
A multa é de R$293,47 e 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.
Veja também mais uma matéria envolvendo alterações na CNH CLICANDO AQUI.