OBA!
Brasileiros sem conseguir acreditar hoje (25): Novo feriado é aprovado no Brasil e já está valendo para 2024
25/07/2024 às 6h00
Novo feriado nacional aprovado já está valendo para o ano de 2024 e milhões de brasileiros, em sua maioria trabalhadores CLTs, vibram com a folga conquistada
Os feriados em geral costumam ser as datas mais aguardadas pelos brasileiros em geral. Seja para viajar ou simplesmente descansar, essas datas são sempre muito bem vindas! Afinal de contas, por serem folgas esporádicas e muitas vezes no meio da semana, elas podem garantir bons momentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E neste ano de 2024, apesar de bissexto, ou seja, tendo a maioria dos feriados caindo aos fins de semana, ele ainda pode contar com alguns feriados caindo na semana, tanto municipais quanto os nacionais. Inclusive, um novo feriado nacional aprovado cairá em uma quarta feira, para a alegria de milhares de trabalhadores e estudantes.
Trata-se do Dia da Consciência Negra, celebrado todo dia 20 de novembro, que ganhou abrângência nacional após a sanção do presidente Lula, no dia 22 de dezembro de 2023, através da nova Lei 14759/2023. Fora isso, o feriado também alterou o seu nome para Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, Grande símbolo da resistência negra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros que passaram e outros que virão …
Vale dizer que, além desse feriado, 2024 já contou com mais 2 feriados, que conforme o calendário nacional, foram prolongados:
1-Ano Novo 2024: Caíra em uma segunda feira, possibilitando emenda com sexta, sábado e domingo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2-Paixão de Cristo: Tradicionalmente celebrada nas sextas, podendo ser emendada com sábado e domingo
Fora isso, no dia 15 de novembro poderemos contar com a Proclamação da República que caíra em uma sexta feira, podendo ser emendado com sábado e domingo, conforme a negociação com as empresas e escolas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula ciente: Feriado PROLONGADO é garantido na quinta (2/1) a milhares de CLTs no Brasil
● “Em todo o país”: Lo Prete para JG com novo feriado nacional sancionado por Lula e salva CLTs em 2025
● Tarcísio ciente: Feriado PROLONGADO na próxima segunda (30) é confirmado a milhares de CLTs em SP
Fora os feriados estipulados de forma nacional, existem os pontos facultativos aonde há possibilidade ou não de folga, dependendo também dessa mesma negociação.
Veja abaixo a lista dos próximos feriados de 2024:
- Independência do Brasil (nacional): 07 de setembro (sábado)
- Dia de Nossa Senhora Aparecida (nacional): 12 de outubro (sábado)
- Finados (nacional): 02 de novembro (sábado)
- Proclamação da República (nacional): 15 de novembro (sexta)
- Consciência Negra (nacional): 20 de novembro (quarta)
- Natal (nacional): 25 de dezembro (quarta)
MAS ATENÇÃO! É extremamente importante verificar a agenda do seu município, uma vez que podem existir feriados locais não listados ou a consideração de alguns dos feriados mencionados acima de forma distinta em determinadas regiões.
Qual a origem do feriado da Consciência Negra/ Dia do Zumbi?
O Dia Nacional de Zumbi ou da Consciência Negra, como mencionamos acima, é celebrado todo dia 20 de novembro. Concebido ainda no ano de 1971, ele foi formalizado nacionalmente no ano de 2003 e virou nacional (como mencionamos) em 2023.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil.
Em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Zumbi foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras.
A data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.