Novo feriado prolongado passa a ser anunciado em todo o Brasil após aprovação feita pela câmara e trabalhadores comemoram
E um novo e aguardado feriado nacional acaba de ser aprovado pela Câmara dos Deputados nesta última quarta feira (29). Nem precisa dizer que essa notícia de folga, que na maioria das vezes é prolongada, chegou como presente a milhares de trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do “Dia da Consciência Negra”, anteriormente celebrado em cerca de 1.200 cidades brasileiras e no dia 20 de novembro.
Conforme divulgado pelo próprio portal da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3268/21, que determina que o feriado seja válido em todo o Brasil já foi aprovado pelo Senado e segue agora para a sanção presidencial. Enquanto a confirmação não sai, vale a pena ir programando os próximos feriados que já estão com data certa!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mudança de nome
É válido dizer que a data passou apenas por uma leve mudança, ao invés de Dia da Consciência Negra apenas, a data passará a se chamar de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, que é um grande símbolo da resistência negra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A relatora da proposta, a deputada Reginete Bispo (PT-RS) afirmou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar seus esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial pela criação de um feriado:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Cláudio Castro já sabe: Feriado PROLONGADO é confirmado no RJ na próxima sexta (22) a milhares de CLTs
● Tarcísio está ciente: 2 feriados PROLONGADOS são confirmados na última semana de novembro milhares de CLTs
● Tarcísio está ciente: Feriado PROLONGADO é confirmado na próxima QUINTA (21) a milhares de CLTs
“Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na votação, ela também fez deferência ao senador Paulo Paim, relator da proposta no Senado, e à deputada Benedita da Silva.
Houve divergências?
Ainda de acordo com o portal, o texto acabou causando opiniões contrárias no Plenário.
Enquanto a deputada Carol Dartora evidenciou a celebração como uma grande vitória à bancada Negra e Chico Alencar afirmou que a data é fundamental para “celebrar a negritude” da população brasileira, o deputado Otoni de Paula criticou a medida:
“Não vai ser impondo mais um feriado que nós negros seremos menos ou mais respeitados nesse País”
Ele ainda bateu na tecla de que o novo feriado é um “erro” e terá impactos negativos na economia do País. O argumento econômico também foi utilizado pelo deputado Professor Paulo Fernando para criticar a medida:
“No mês de novembro já temos muitos feriados, isso teria de ser decisão das câmaras municipais”
Mas apesar das críticas, o feriado já pode ser considerado o novo feriado nacional do calendário oficial e que, como mencionamos, só aguarda a sanção presidencial.