O novo Pix por aproximação chegou com muitas dúvidas, principalmente para os idosos 60+ e aposentados; entenda tudo sobre a novidade
O Pix por aproximação acaba de ser apresentado e a novidade no meio de pagamento acabou gerando insegurança nos idosos 60+ e aposentados do INSS. Dessa forma, iremos detalhar a novidade.
De acordo com informações divulgadas pelo portal ‘FDR’, e apurações do TV FOCO, em breve os brasileiros poderão contar com a nova funcionalidade de aproximação no Pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anunciado nesta segunda-feira (04) pelo Banco Central, o Pix por aproximação já funciona para os clientes PicPay e C6, e nas próximas semanas, para os clientes do Itaú.
Destacando que, o lançamento oficial e de forma ampla, está programado para 28 de fevereiro de 2025. Apesar do importante avanço, muitas pessoas têm dúvidas sobre a novidade, principalmente os idosos.
Como vai funcionar o Pix por aproximação?
- O pagamento será efetuado via NFC (Near Field Communication);
- Dessa forma, apenas os smartphones com essa funcionalidade poderão utilizar a nova ferramenta;
- Além disso, segundo o Banco Central, inicialmente a novidade está prevista apenas para smartphones Android;
- Assim, o usuário só precisará aproximar o celular da maquininha e confirmar o pagamento por meio de biometria;
- O Pix por aproximação ocorre por meio do chamado open finance;
- Sendo assim, o pagamento pode ser realizado sem que o usuário abra o aplicativo do banco.
Mas, só de chegar perto o pagamento o Pix vai pegar?
Esse é o maior medo dos idosos e aposentados do INSS que não compreendem muito bem as novas tecnologias. No entanto, a resposta é não.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como explicamos no tópico acima, para efetuar o pagamento o usuário do Pix precisará primeiramente estar com a NFC ativa no smartphone, sendo assim, ainda precisará confirmar por meio da biometria.
Além disso, é imprescindível o cadastro do usuário na carteira do Google, precisando liberar o acesso da ferramenta sempre que for realizar os pagamentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de R$ 60BI: O anúncio de Tralli ao parar JH com falência de banco n°1 e confirmar venda à maior rival
● Caixa, Bradesco, Nu e mais: Comunicado do Banco Central traz 2 alertas do que está bloqueando contas em bancos
● Volkswagen, Chevrolet e Toyota: Anúncio de Tarcísio com nova lei do IPVA traz isenção a gigantes em SP
Sendo um processo bastante parecido com os pagamentos realizados com os cartões de crédito e débito pela carteira digital. Dessa forma, sendo mais uma forma prática para realizar os pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
Resumindo, o Banco Central está para lançar amplamente o Pix por aproximação. Processo esse que facilitará bastante na forma de pagamento. Porém, idosos ficaram receosos com a novidade.
Porém, o processo ocorre de forma segura, onde necessita da confirmação do pagamento por meio de biometria, além de estar com a NFC ativa e a carteira desbloqueada.
Veja também mais uma matéria sobre novidades no Pix CLICANDO NESTE LINK.