Novo programa de Patrícia Poeta é acusado de plágio pela BBC
30/03/2017 às 20h12
Após muito tempo na televisão, Patrícia Poeta finalmente conseguiu realizar o desejo de comandar um programa solo na telinha. Mas as coisas não vêm saindo como o esperado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes mesmo da estreia, agendada para o próximo dia 3, no canal pago GNT, o “Caixa de Costura” vem sendo acusado de plágio pela BBC. De acordo com a colunista Keila Jimenez, apesar de não se pronunciar oficialmente, a rede britânica já teria enviado uma notificação ao grupo Globosat e à produtora Cygnus, alegando que a atração é uma cópia do “Sewing Bee” (“Costura”), criado em 2013.
Para piorar a situação, a Cygnus já tem um histórico de relação com a BBC. A produtora chegou a negociar a representação de formatos da rede britânica no Brasil, algo que não se concretizou. Desta forma, a BBC pode acusar a produtora de ter tido acesso aos seus formatos, inclusive o “Sewing Bee”, para depois negociá-los sem permissão com outros canais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oficialmente, a Cygnus afirma que foi apenas contratada pela Globosat para produzir o “Caixa de Costura”, e portanto, não é detentora do formato. A produtora alega que o programa se encaixa em um “gênero aberto”, como os de talk shows, e não em um tipo de formato específico que pode classificá-lo como plágio.
O caso deve ir parar na Justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.