O reajuste foi confirmado e caiu como uma bomba a milhares de brasileiros
O ano de 2024 tem sido regado de muitas expectativas para os brasileiros. Acontece que o Governo Federal anunciou alguns benefícios que caíram como verdadeiros presentes aos cidadãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que, uma das grandes mudanças do ano tem sido o valor do salário mínimo, que passou de R$ 1.320,00 para R$ 1.412,00. Mas, nesta sexta-feira (12), um novo reajuste acima do salário chegou a milhões de brasileiros e surpreendeu.
Acontece que o IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado como referência para o reajuste das aposentadorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da previsão de alta de pouco mais de 3%, a grande realidade é que não haverá ganho real aqueles que recebem mais de um salário mínimo. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, confirmou ao GLOBO que beneficiários do INSS que recebem acima do piso terão reajuste de 3,71%.
É importante destacar que o número foi o menor desde 2018. Pelo fato do INPC de um ano corrigir o teto do período vindouro, o reajuste de 2024 deve ser o menor desde 2019.
Há 20 anos, aqueles que sacavam quase o teto da aposentadoria no Brasil, recebiam uma média de 10 salários mínimos. Atualmente, o teto não passa de 5 salários mínimos e meio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a mesma fonte, o governo federal bateu o martelo e determinou que os aposentados e pensionistas que recebem acima do mínimo terão somente a reposição inflacionária, ou seja, não haverá um aumento real.
Como saber o valor da minha aposentadoria?
Aqueles que desejam saber o valor do benefício a ser recebido no mês, basta seguir os passos abaixo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
- Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.
- Depois clique em “Recalcular”;
- A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.