Conheça o novo documento que substituíra o RG e mais quatro documentos obrigatórios no Brasil e saiba em quais países você terá acesso livre
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega como substituta do RG comum e oferece uma série de vantagens, entre elas, a substituição de diversos documentos e a facilitação da entrada em países do Mercosul.
Portanto, segundo o portal FDR, com a implementação dessa nova identidade, os brasileiros não precisarão mais carregar 5 documentos diferentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, o novo RG ele passa a unificar os documentos importantes para comprovar a identidade do cidadão, facilitando o acesso. São eles:
- Carteira de Identidade Nacional
- CPF
- Título de eleitor
- Certificsdo de reservista
- Carteira de Trabalho
A novidade também inclui uma versão digital, que pode ser acessada diretamente pelo aplicativo Gov.br, oferecendo mais praticidade para quem deseja carregar a identidade no celular.
Além disso, a medida visa modernizar o processo de identificação e uma maior integração com outros países da América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, os brasileiros poderão usar a identidade como documento único para entrar em até oito países latinos, especialmente em países do Mercosul:
- Argentina
- Paraguai
- Uruguai
- Bolívia
- Peru
- Chile
- Colômbia
- Equador
Contudo, o novo RG passou a ser exigido em agosto de 2023 e será obrigatório a partir de 2032 para quem tiver menos de 60 anos de idade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, entes disso, a atual carteira de identidade, com número de RG seguida válida pelos próximos dez anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como emitir o novo RG?
Para baixar o novo RG pelo celular, basta seguir este passo a passo:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
- busque pelo app RG Digital do estado em que você emitiu o documento;
- com o app instalado, clique na opção “Adicionar RG”;
- escaneie o QR Code no verso de seu documento físico;
- faça o reconhecimento facial;
- crie uma senha de acesso para poder visualizar o documento;
- concluído, agora você tem acesso ao seu RG Digital diretamente de seu celular.
O CIN só pode ser “baixado” de maneira digital após a emissão do novo documento físico com QR Code no verso. Com o documento físico já emitido, você deve solicitar a versão digital diretamente no app do Gov.br.
Contudo, confira as demais novidades sobre o novo RG com o TV Foco!
Conclusões finais
Em resumo, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) surge como uma solução moderna e prática, substituindo o RG tradicional e integrando informações de cinco documentos em um só.
Com essa mudança, os brasileiros poderão contar com um documento único que facilita o dia a dia e o acesso a serviços, além de simplificar a entrada em países do Mercosul e de outros territórios latinos.
A versão digital, acessível pelo aplicativo Gov.br, amplia a praticidade ao permitir que a identidade seja transportada no celular.
Desse modo, com a exigência da nova CIN em vigor desde agosto de 2023 e a obrigatoriedade para cidadãos abaixo de 60 anos a partir de 2032, o Brasil dá um importante passo em direção à modernização do processo de identificação pessoal.