Boa notícia para idosos e demais brasileiros envolvendo o mais novo documento de identidade que está em vigor no Brasil, o novo RG
Um novo documento nacional já está sendo emitido em alguns estados. Hoje, usamos o RG como principal documento com foto, mas, um novo documento já está sendo emitido de graça e você poderá solicitar.
Nesses primeiros anos ele ainda será facultativo, mas, a partir de 2032, ele será uma exigência em todo o território nacional, sendo assim, os brasileiros, terão 8 anos para solicitar o documento. Mas, é importante que os idosos já solicitem o seu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do G1, a partir do dia 2 de julho, idosos e demais residentes do estado do Rio de Janeiro estão liberados para solicitar o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o antigo Registro Geral (RG).
É importante destacar que o documento foi desenvolvido para dificultar fraudes e tem o CPF como único número de identificação. A boa notícia é que a primeira via da CIN é isenta do pagamento de taxas ou Duda (Documento Único do Detran de Arrecadação).
O Detran está fazendo a emissão escalonada do documento por idade desde 2023. Até o momento, já foram produzidas 659.283 carteiras no estado. Para solicitar o documento, basta procurar o Detran-RJ com os seguintes documentos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Certidão de nascimento;
- e o número de inscrição do CPF.
Outros estados também estão aderindo, então é necessário procurar informações para saber se o seu está entre eles. Mas, não se preocupe que logo estará liberado para todos do país.
O RG TEM VALIDADE DE QUANTOS ANOS?
De acordo com o Governo Federal, a nova Carteira de Identidade Nacional segue a seguinte validade:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
- Acima de 60 anos – validade indeterminada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE