O novo documento passa a ser obrigatório e pode ser garantido em apenas 2 passos sem precisar gastar nada; confira mais detalhes
Quando o assunto se trata de documentação, é sabido por todos que o RG (Registro Geral) foi por décadas o principal documento dos brasileiros. Até hoje, aliás, ele é usado como uma forma de se identificar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nele, a nova versão do mesmo já está disponível para diversos brasileiros. Em suma, o time de especialistas em documentos do TV FOCO, a partir de uma matéria do portal FDR, traz maiores detalhes sobre o assunto.
O fato é que, o novo cartão deverá garantir uma maior segurança e também praticidade aos cidadãos que precisam do documento para se identificar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que, a nova versão do RG acabou sendo criada para unificar o formato de identificação. Logo, em breve, o mesmo passará a ser obrigatória aos brasileiros.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no total, mais de 12,1 milhões de brasileiros já aderiram ao novo documento de identificação. Aos que ainda não possuem o documento, é essencial estar atento ao prazo de emissão para se adequar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Funcionamento do novo RG
- O novo documento deve contar somente com o CPF como número de identificação. Assim, o atual número de RG deixará de existir;
- A mudança ocorre como forma de trazer mais segurança aos cidadãos, já que o CPF tem um cadastro único em todo o Brasil;
- Batizada de Carteira de Identidade Nacional (CIN), a nova versão do documento também possui um QR Code para sua validação;
- A nova identidade permitirá a inclusão de outros documentos, como o número da CNH, do NIS (Número de Identificação Social), do Cartão Nacional de Saúde, do Título Militar e da Carteira de Trabalho, entre outros.
Como solicitar o novo RG?
- Para solicitar a nova versão do documento, recomenda-se que os cidadãos vão até o órgão responsável em seu estado.
; - Os cidadãos podem agendar a emissão do documento online pelo site do órgão de segurança estadual;
- Para garantir que os cidadãos tenham tempo de realizar a substituição do documento, o Governo Federal estabeleceu um cronograma para a emissão;
- O calendário estabelece que os cidadãos devem substituir o RG atual pela nova versão até o dia 28 de fevereiro de 2032;
- Em suma, depois dessa data, a versão antiga do documento deixa de ter validade.
Considerações finais
Em suma, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) substitui o antigo RG no Brasil, unificando o CPF como número único de identificação. Com QR Code para validação e opções de incluir dados de outros documentos (como CNH, NIS e Carteira de Trabalho), o novo RG visa oferecer mais segurança e praticidade.
Até o momento, aliás, mais de 12,1 milhões de brasileiros já aderiram à mudança. Os cidadãos devem concluir a transição para a CIN até 28 de fevereiro de 2032, data em que o antigo RG deixará de ser válido. Os cidadãos podem agendar a emissão pelo site do órgão responsável em cada estado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja mais detalhes sobre o novo RG CLICANDO AQUI.
O que significa RG?
Em síntese, a Carteira de Identidade é um documento oficial de identificação que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital e fotografia.