Novo
Novo salário mínimo é confirmado para milhões e grande aumento impacta os trabalhadores ainda em 2023
12/10/2023 às 18h15
Novo salário mínimo impacta diretamente milhares de brasileiros no Brasil atualmente
Um novo salário mínimo foi informado para milhares de brasileiros e impacta diretamente a todos os brasileiros que usam diariamente transporte por aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que foi estabelecida uma nova medida que muda a forma como os motoristas de aplicativo trabalham diariamente podendo estabelecer um novo salário mínimo.
Segundo informações da CNN Brasil, os aplicativos de transporte, como a Uber e 99, vão manter a proposta de fixar uma remuneração aos motoristas de R$ 30 por hora trabalhada, sem vínculo empregatício, uma espécie de ‘salário mínimo’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com a fonte, ainda não há proposta fechada para salário mínimo pelo lado moto-entregadores (Ifood, Rappi, Loggi, etc).
A regulamentação da categoria tem sido pauta forte no mundo dos aplicativos de transporte há uns bons meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente a justiça decretou que a Uber deveria pagar cerca de 1 bilhão de reais em indenização além de assinar a carteira com todos os motoristas.
A empresa declarou que não vai ceder a decisão da justiça até conseguir de todas as formas reverter a sentença.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decreto do Detran: Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO que pode cancelar sua CNH hoje (22/11)
● Haddad e Tebet sem chão: Novo aumento do salário mínimo para 2025 é maior do que o esperado
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
E AGORA?
Em setembro trabalhadores por aplicativo e plataformas não chegaram a um consenso referente à regulamentação da categoria. Segundo relatos de motoristas de aplicativos feitos à CNN, a proposta não foi aceita pelas empresas.
De acordo com Marcelo Chaves, presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos de Transporte Privado Individual por Aplicativos no Distrito Federal (Sindmaap-DF), a proposta já estava fechada, mas os representantes das empresas decidiram pediram mais prazo para apresentar uma nova solução, que também impacta nesse salário mínimo.
Ele explicou ainda que as empresas acertaram com o chefe do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho um prazo para apresentar uma contraproposta. Mas, segundo Chaves, caso não houvesse consenso, a atribuição passaria ao governo federal.
Por outro lado, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), entidade que representa os aplicativos, negou que teria esse prazo estipulado para entregar a proposta e reforça que é necessário mais tempo para debater as propostas.
Fato é que esse novo salário mínimo vai ajudar aos motoristas da Uber e aplicativos de transporte ficarem motivados a trabalhar.
Se uma pessoa trabalha em média 10 horas por dia, vai ganhar 300 reais que seria o salário mínimo dela, algo que muitos demoram com corridas para fazer.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]