CONFIRA
Fim dos cartórios: Novo serviço do Banco Central é confirmado e deixa os brasileiros em festa HOJE (27)
27/04/2024 às 18h35
Um novo serviço foi confirmado no Banco Central, cravando o fim nos cartórios
Recentemente, foi confirmado pelo Banco Central, o lançamento de um novo serviço. Esse que visa simplificar as transações de compra e venda de imóveis, trazendo o fim de alguns procedimentos dentro dos cartórios. O fato é que um novo serviço oficial do Bacen e que estuda soluções, deve facilitar esse procedimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações do ‘Estadão’ dizem que, a novidade tem a ver com o Drex, moeda digital brasileira que vale como a moeda oficial do país, o real. Ainda em fase de testes, a moeda vem para descomplicar serviços financeiros no setor de imóveis. Além de possibilitar novos tipos de investimento e trazer mais segurança e eficiência aos processos de compra e venda.
Uma das características mais impressionantes da nossa moeda digital é que ela chegará exatamente com o mesmo valor do real e não deve sofrer com variação de preço. Assim, haverá a chance de realizar operações financeiras de bens físicos usando carteiras digitais e blockchain.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo W. Silva, CEO da ‘ImobCoin’, plataforma que negocia tokens para investimento em imóveis, o formato vem para deixar mais rápido a compra e venda de imóveis. Além disso, ele facilitará procedimentos nos cartórios, porém, não os tornará inúteis.
“Os cartórios vão precisar se adequar ao novo ambiente de transações, entender como funciona e tratar melhor as documentações, mas eles continuarão sendo necessários como um intermediário. O blockchain traz mais agilidade e segurança à transação, mas nos cartórios será possível verificar pendências, analisar titularidades da matrícula etc”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Blockchain
Para quem não sabe, o Blockchain se trata de uma ferramenta que funciona como cadeia de dados, armazenando os registros de transações de dados e funcionando como um livro de registros de movimentações de ativos digitais. Assim, ele funciona como os cartórios tradicionais fazem com os ativos físicos.
Lançamento do Drex
Segundo o Banco Central, ainda não há uma data para o lançamento do Drex, porém, estima-se algo próximo ao início de 2025. Desde março de 2023, a iniciativa é uma experiência piloto em ambiente restrito. Mas, quando os participantes e a iniciativa propriamente dita alcançarem grau de maturidade adequado, o Bacen entrará na fase de testes com a população.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 644 clientes afetados: Falha imperdoável em PIX da CAIXA obriga BC a emitir comunicado:
● Itaú, Nubank e +11 bancos: Nova lei armada do PIX atinge em cheio correntistas a partir de 2025
● Alerta aos que tem 10 mil na poupança hoje (21/11): Serasa crava decreto do Banco Central sobre seu saldo
Quando o Banco Central foi fundado?
Em dezembro de 1964, a Lei nº 4.595 cria o Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Assim, o BC iniciou suas atividades em março de 1965, uma vez que o art. 65 da Lei nº 4.595 estabeleceu que a Lei entraria em vigor 90 dias após sua publicação.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]