3 fatos decisivos para os aposentados e pensionistas em 2024
O INSS é uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes. Ele é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Nesse sentido, viemos falar sobre 3 fatos decisivos para 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os aposentados e pensionistas mais ansiosos, por exemplo, podem começar a se programar para os pagamentos do próximo ano. Tudo porque, o INSS já divulgou oficialmente o cronograma das transferências programadas de janeiro até o mês de dezembro de 2024. É costume da instituição divulgar o calendário com antecedência.
Para o ano de 2024, segundo informações do portal FDR, a organização das transferências seguirá as mesmas regras de sempre, por isso, não há grandes novidades em relação à liberação dos benefícios, o que torna a montagem do calendário mais fácil. Vale lembrar que existe uma grande reviravolta em relação aos feriados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque em 2024, muitos dos feriados vão cair aos sábados, logo o calendário do INSS não será afetado o que tornará o acesso ao pagamento mais rápido. Feriados municipais e estaduais não interferem no cronograma, e se as agências estiverem fechadas há o depósito para conta com dinheiro liberado no caixa eletrônico.
O calendário de pagamento do INSS considera o último dígito antes do hífen na numeração do benefício, e a divisão entre quem ganha o piso e quem tem acesso a valores até o teto. A numeração do benefício pode ser encontrada no aplicativo, ou no documento impresso que comprova a liberação do pagamento.
Aliás, pelo menos 39,036 milhões de pessoas deverão receber pagamentos do INSS em 2024. A divisão do pagamento fica da seguinte forma: 5,7 milhões são benefícios assistenciais e 33,4 milhões são previdenciários. É importante frisar, no entanto, que os números são de novembro de 2023 e que podem sofrer atualização no ano que vem.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual será o novo valor pago pelo INSS em 2024?
De acordo com informações do INSS, atualmente o número de pessoas que recebem até um salário mínimo é de 26,2 milhões. Os que ganham acima do piso nacional somam 12,9 milhões de pessoas. A partir de janeiro de 2024 os pagamentos previdenciários e assistenciais pagos pelo Instituto serão atualizados.
- Piso: será igual ao salário mínimo do país, reajustado com base na inflação de 2023 mais o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás. Estima-se que o valor seja de R$ 1.421;
- Teto: será reajustado com base na inflação de 2023 que ainda não foi divulgada.