CUIDADO

ALERTA MÁXIMO: Novo vírus de celular acessa Pix e faz a limpa em saldo bancário

17/09/2023 às 14h04

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Pix se tornou o principal método de pagamento da atualidade (Reprodução: Internet)

Novo vírus furta dinheiro por meio do Pix

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que os bandidos estão cada vez mais ousados ao aplicar o golpe. Desde que o Pix foi criado pelo Banco Central, o novo alvo dos criminosos tem sido justamente essa ferramenta. Aliás, um novo vírus vem causando o terror dos clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque um novo vírus, de origem brasileira, tem infectado celulares e “limpado” contas bancárias de usuários no país, desviando quantias por meio do Pix. Aliás, os criminosos estão tendo muito sucesso usando a nova ferramenta e já fizeram várias vítimas, que tiveram as contas totalmente saqueadas.

Segundo a empresa de cibersegurança global Karspersky, desde que o vírus foi descoberto, em dezembro de 2022, foram mapeados 1.505 ataques sucedidos do tipo em sua base de clientes. Aliás, o ataque pode raspar até 95% do saldo em conta da vítima, segundo informações exclusivas do portal Info Money.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo Pix utiliza um sistema automatizado de transferência, que não conta com nenhum tipo de ação do criminoso. O malware (software malicioso) opera sozinho no novo golpe do PIX, sem atuação humana ou interação com a vítima. Ele faz uma varredura do aparelho infectado e sequestra as credenciais (senhas).

PIX e logo do Banco Central (Foto: Reprodução / Internet)

PIX e logo do Banco Central (Foto: Reprodução / Internet)

Além disso, ele as utiliza para acessar o aplicativo do banco – sem a necessidade que o usuário o faça. Depois disso, o vírus faz a transferência do valor em conta via Pix de maneira 100% automatizada. Para quem não sabe, o novo vírus Brats infecta o aparelho, a partir do clique em links maliciosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o vírus infectará o celular?

Os links são comumente enviados ao usuário por meio de e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhastApp, e direcionam a vítima a uma página para o download de um aplicativo.

O vírus poderá atacar o aparelho utilizando todas as suas informações e ferramentas. Ele permanecerá ali até realizar o ataque às contas bancárias do usuário, buscando por valores para serem transferidos via Pix.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pix é o método de pagamento mais utilizado nos dias de hoje (Reprodução: Internet)

Pix é o método de pagamento mais utilizado nos dias de hoje (Reprodução: Internet)

pix

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.