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Cuidado: Novo vírus do PIX ataca transferência de vítimas e gera pânico; saiba como evitá-lo
15/03/2023 às 16h54
Novo vírus do PIX ataca transferência bancárias do público, gerando pânico
Cada dia mais o público brasileiro tem aderido ao PIX, afinal, ele é bem rápido e fácil de ser usado para as transferências bancárias. Porém, um vírus chamado de ‘BrasDex’, descoberto por alguns pesquisadores de cibersegurança no fim do ano de 2022, é a mais nova preocupação de alguns usuários.
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No caso, esse novo vírus, que se instala em celulares e tem atacado clientes dos principais bancos brasileiros, como Bradesco, Caixa, Itaú e Nubank. Ele intercepta as transferências via Pix feitas pelos aplicativos das instituições financeiras, fazendo com que o usuário clique em links ou mensagens suspeitas, conseguindo alterar quem vai receber o dinheiro e até mesmo o valor enviado.
O BrasDex foi descoberto pela empresa de cibersegurança, Threat Fabric em dezembro do ano passado, quando já havia atacado mais de mil pessoas, gerando prejuízos de milhares de reais. O malware (um tipo de vírus), não explora nenhuma falha no pix ou dos aplicativos das empresas em si, mas sim erros do próprio usuário, que no caso, autoriza a instalação do vírus voluntariamente e dá acesso ao aparelho.
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MAIS SOBRE O ASSUNTO
Durante uma entrevista à revista ‘Veja’, Cláudio Dodt, especialista em cibersegurança e sócio da Daryus Consultoria, explicou um pouco mais sobre a situação do vírus em relação ao Pix e do aplicativo do banco.
“O malware não está no aplicativo do banco ou no ambiente do Pix, ele se instala no smartphone e cria uma máscara. Você acha que está fazendo um pix para um parente, por exemplo, mas por trás da tela, o cibercriminoso consegue mudar o destinatário e o valor”
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ANÚNCIO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS
Em nota, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), esclareceu que os aplicativos dos bancos possuem alta segurança.
“Não há registros de violação da segurança desses aplicativos, os quais contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto. Além disso, para que os aplicativos bancários sejam utilizados, há obrigatoriedade do uso de senha pessoal do cliente”, disse a nota.
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COMO EVITAR?
Por fim, a federação ainda recomenda que os clientes descartem mensagens enviadas supostamente por bancos solicitando que seja feita a instalação de aplicativos ou manutenções, para evitar qualquer tipo de problema.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]