Novo vírus do PIX ataca transferência bancárias do público, gerando pânico
Cada dia mais o público brasileiro tem aderido ao PIX, afinal, ele é bem rápido e fácil de ser usado para as transferências bancárias. Porém, um vírus chamado de ‘BrasDex’, descoberto por alguns pesquisadores de cibersegurança no fim do ano de 2022, é a mais nova preocupação de alguns usuários.
No caso, esse novo vírus, que se instala em celulares e tem atacado clientes dos principais bancos brasileiros, como Bradesco, Caixa, Itaú e Nubank. Ele intercepta as transferências via Pix feitas pelos aplicativos das instituições financeiras, fazendo com que o usuário clique em links ou mensagens suspeitas, conseguindo alterar quem vai receber o dinheiro e até mesmo o valor enviado.
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O BrasDex foi descoberto pela empresa de cibersegurança, Threat Fabric em dezembro do ano passado, quando já havia atacado mais de mil pessoas, gerando prejuízos de milhares de reais. O malware (um tipo de vírus), não explora nenhuma falha no pix ou dos aplicativos das empresas em si, mas sim erros do próprio usuário, que no caso, autoriza a instalação do vírus voluntariamente e dá acesso ao aparelho.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Durante uma entrevista à revista ‘Veja’, Cláudio Dodt, especialista em cibersegurança e sócio da Daryus Consultoria, explicou um pouco mais sobre a situação do vírus em relação ao Pix e do aplicativo do banco.
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“O malware não está no aplicativo do banco ou no ambiente do Pix, ele se instala no smartphone e cria uma máscara. Você acha que está fazendo um pix para um parente, por exemplo, mas por trás da tela, o cibercriminoso consegue mudar o destinatário e o valor”
ANÚNCIO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS
Em nota, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), esclareceu que os aplicativos dos bancos possuem alta segurança.
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“Não há registros de violação da segurança desses aplicativos, os quais contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto. Além disso, para que os aplicativos bancários sejam utilizados, há obrigatoriedade do uso de senha pessoal do cliente”, disse a nota.
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COMO EVITAR?
Por fim, a federação ainda recomenda que os clientes descartem mensagens enviadas supostamente por bancos solicitando que seja feita a instalação de aplicativos ou manutenções, para evitar qualquer tipo de problema.