Novo vírus mais potente que a Dengue traz febre e dor insuportável
Na tarde desta terça-feira (14), o TV Foco traz informações sobre os primeiros casos de pessoas infectadas com um novo vírus que é tão potente quanto a Dengue, o que inclusive, tem gerado terror de uma nova epidemia no Brasil.
De acordo com informações da Universidade Estadual de Campinas através de um estudo feito por biólogos, o vírus se chama Mayaro e já teve seus primeiros casos em Roraima, segundo divulgação do portal ‘Metrópoles’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa foi publicada em maio e produzida por um Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Ainda segundo informações do mesmo site, foram cerca de 822 amostras de pacientes que tiveram febre e alguns sintomas semelhantes aos da dengue, de 2018 a 2021, mas que tiveram resultado negativo para a doença.
E no caso, 3,4% das pessoas foram identificadas com o novo vírus Mayaro, o que representou cerca de 28 indivíduos no período de 4 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Vale destacar que de acordo com o infectologista André Bon, do Hospital Brasilia, a circulação em ambiente urbano é o que mais preocupa os médicos.
“A maioria dessas pessoas não relatou qualquer atividade em área de mata, dando margem para pensar em uma circulação nas áreas urbanas de Roraima”, diz o infectologista.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E continua: “Os casos de mayaro geralmente ocorrem em pessoas que vivem em áreas próximas de selvas. Registros em áreas urbanas sempre nos deixam em alerta sobre uma maior difusão da doença”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que no passado, o vírus mayaro já tinha sido visto no Acre, Amazonas e Pará, mas apenas em comunidades mais isoladas e em pequena proporção. E no caso de Roraima, apenas havia registros em animais silvestres, e com essa nova alta, os médicos estão preocupados.
QUAIS OS SINTOMAS?
O vírus Mayaro é transmitido por insetos, o vetor é o Haemagogus Janthinomys, e seus sintomas são parecidos com os da Chikungunya, como dores no corpo, fadiga, dor insuportável e inchaço nas articulações, sendo piores que o da dengue.