Bilhete Único e Top podem ser trocados em algumas estações
Em fevereiro deste ano, uma notícia sobre a substituição do Bilhete Único e do TOP chocou inúmeros brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, novos cartões nos ônibus e no metrô de São Paulo começaram a circular neste ano.
Algumas estações do trem e metrô de São Paulo passaram a aceitar cartões de crédito e débito como pagamento nas catracas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da Exame, são treze estações em São Paulo que possuem o método de pagamento.
São elas: Barra Funda (Linha 7-Rubi); Jabaquara (Linha 1-Azul); Ipiranga (Linha 10-Turquesa); Consolação e Trianon (Linha 2-Verde); Brás (Linha-11); Belém (Linha-3); Tatuapé (Linha-12); Aeroporto Guarulhos (Linha-13); Campo Belo (Linha-5); Osasco (Linha-8); Granja Julieta e João Dias (Linha-9).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, quem optar pelo pagamento em cartão de crédito ou débito, devem ter a funcionalidade de aproximação ativada.
O preço da passagem, de R$ 4,40, será mantido para quem usar os cartões e para quem tiver a função de aproximação também nos celulares.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo paulista afirmou que a projeção é implementar o novo método em outras estações, mas ainda não há um cronograma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SUBSTITUIÇÃO DO TOP
Além disso, os ônibus da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo também possuem o pagamento por aproximação.
Desse modo, o TOP pode ser substituído pelo pagamento do cartão de crédito ou débito, aproximando do validador na catraca do veículo.
De acordo com informações do portal mobilidade, do Estadão, a nova modalidade está disponível nos veículos gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU)
Mas, apenas os cartões com as bandeiras Mastercard, Visa e Elo são aceitos em 1.022 ônibus.
“Evoluímos do ponto de vista tecnológico e do ponto de vista de dar mais praticidade aos passageiros com 80% dos ônibus da EMTU já aceitando pagamento por aproximação”, disse o gerente de marketing da EMTU, Paulo Reis.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE BILHETES ÚNICOS?
Mesmo com as novas formas de pagamento, os usuários ainda podem fazer o Bilhete Único. que possuem os seguintes tipos:
O crédito comum permite:
- 4 embarques em ônibus diferentes, no período de três horas, com o pagamento de uma tarifa de Ônibus Comum.
- Um embarque no sistema trilhos (Metrô/CPTM) e até 3 embarques em ônibus diferentes no período de 3 horas , com o pagamento de uma tarifa Integração Ônibus + Metrô/CPTM Comum.
Vale-Transporte:
- Um embarque em ônibus, em até 3 horas e um embarque no sistema trilhos (Metrô/CPTM), nas duas primeiras horas, com o pagamento de uma tarifa Integração Ônibus + Metrô/CPTM Vale-Transporte.
Crédito eletrônico comum:
- Até 10 viagens no período de 24 horas (vinte e quatro horas) contínuas, contadas a partir da 1ª utilização.