O banco digital emitiu um comunicado alertando seus clientes de uma prática que está cada vez mais comum
O Nubank, um dos maiores bancos digitais do Brasil, oferece diversas vantagens para milhares de pessoas. Porém, à medida que cresce em popularidade, também aumentam as tentativas de golpes envolvendo o seu nome.
Para conscientizar seus clientes sobre essa situação, a fintech utilizou suas redes sociais para abordar o assunto diretamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“À medida que crescemos e nos tornamos mais conhecidos, observamos um efeito colateral: um aumento no número de pessoas tentando aplicar golpes usando o nome do Nu. Sites e perfis falsos em redes sociais, além de mensagens enganosas, são os métodos mais comuns. Saiba como se proteger!”, alertou o banco digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, o Nubank compartilhou uma série de dicas com o intuito de ajudar os brasileiros a não caírem nas armadilhas de criminosos que tentam de diferentes maneiras ludibriar as pessoas em busca de benefícios financeiros.
+Venda PROIBIDA pela ANVISA: As 5 marcas de molho de tomate arrancadas dos mercados e situação agora
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
Dicas fornecidas pelo Nubank
Em sua postagem no Instagram, o banco digital apresentou uma lista de dicas úteis para seus clientes em relação a diferentes tipos de golpes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Golpe da falsa central de atendimento: Nesse golpe, golpistas entram em contato via WhatsApp fingindo ser da central de atendimento e tentam induzir você a clicar em links, transferir dinheiro ou fornecer informações pessoais.
O Nubank orienta as pessoas a encerrarem imediatamente a conversa se se depararem com essa situação e a entrarem em contato com os canais oficiais após dez minutos. Além disso, enfatiza a importância de nunca transferir dinheiro para uma conta desconhecida.
- Anúncio de falsa promoção: Criminosos usam o nome do banco para criar promoções falsas com o objetivo de fazer as pessoas preencherem cadastros com informações sensíveis (como senha do cartão ou e-mail).
O banco destaca que nunca solicita senhas para a realização de operações.
- Verificação dos canais originais: Todos os canais do Nubank possuem um selo de verificação. Caso haja dúvidas, é recomendado entrar em contato diretamente com o banco.
- Cuidado com links para cartão de crédito em redes sociais: O Nubank não promove esse tipo de ação. Em casos assim, criminosos operam contas falsas e até pedem para instalar programas de segurança que, na verdade, comprometem os dados dos clientes.
- Aumento de limite falso: O Nubank nunca oferece aumento de limite antes de o cliente receber o cartão. Além disso, não cobra qualquer taxa para liberar o cartão.
- Cuidado com golpes relacionados ao Pix: Mensagens falsas que oferecem dinheiro através do Pix após um cadastro específico são armadilhas. Por isso, é fundamental não clicar em qualquer link suspeito.
Ao final, o Nubank reforça que, se algum cliente for vítima de golpes, é possível entrar em contato com a central de atendimento, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o banco oferece o SOS NU, um serviço específico para essas situações.
Qual é o telefone do Nubank?
Para entrar em contato telefônico com banco basta ligar para o número 4020 0185 para capitais e regiões metropolitanas. Para as demais localidades, o telefone é 0800 591 2117.