Clientes do NUBANK são alertados através de comunicado para não correrem o risco de perderem tudo
O Nubank é uma fintech brasileira que ganhou destaque por revolucionar o setor bancário tradicional no Brasil. Fundada em 2013, a empresa começou oferecendo um cartão de crédito sem anuidade, desbancarizando o acesso a serviços financeiros e atraindo uma base significativa de clientes.
Ao longo dos anos, o Nubank expandiu sua oferta para incluir uma conta digital, empréstimos e outros produtos inovadores, utilizando uma abordagem centrada no cliente e tecnologia de ponta para simplificar as transações financeiras. Com uma interface intuitiva, atendimento ao cliente eficiente e o compromisso com a transparência, o Nubank se tornou uma referência no cenário financeiro brasileiro, desafiando as instituições tradicionais e inspirando uma onda de inovação no setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de suas ofertas bancárias, o Nubank também se destacou por seu ambiente de trabalho inovador e cultura corporativa progressista. A empresa adotou uma abordagem horizontal em sua estrutura organizacional, incentivando a colaboração e a criatividade entre os funcionários.
Sua mentalidade disruptiva e foco na experiência do cliente continuam a impulsionar o crescimento do Nubank, consolidando sua posição como uma das empresas mais influentes no cenário financeiro e tecnológico do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, por se tratar de um grande banco digital, muitos tentam aplicar golpes aos seus clientes. Por esse motivo, a empresa precisou emitir uma série de de comunicados informando a situação para todos.
Tipos de golpes
Golpes financeiros na internet que tentam roubar suas informações ou seu dinheiro são antigos, mas vira e mexe ressurgem com pequenas mudanças.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção hoje (20): Comunicado emergencial do PIX crava 3 alertas severos e atinge usuários do Nubank, Itaú e +
● Nubank emite comunicado com fim de uma era no PIX e crava 4 alertas aos usuários hoje (19/12)
● Contas canceladas automaticamente: Nubank baixa o facão com SUSPENSǍO no app e apavora clientes hoje (16)
“Pai, troquei de celular, salva esse número novo”. “Senhora, seu cartão foi clonado e precisará ser substituído”. “Amigo, pode fazer uma transferência pra mim e te pago amanhã?”. Todas essas frases podem parecer inofensivas (e, às vezes, até são), mas elas têm algo em comum: são alguns dos artifícios usados para aplicar os golpes de internet mais comuns.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na imagem abaixo você consegue conferir alguns desses golpes.
Falsa central de atendimento
No golpe da falsa central de atendimento, a vítima interage com um criminoso que se passa por atendente (de um banco ou uma loja, por exemplo) e tenta convencê-lo a revelar diversos tipos de dados.
O cartão de crédito às vezes surge como isca: por exemplo, alguém fez uma compra em uma loja e, por algum motivo (como falha de segurança da empresa), essa informação é exposta. Além disso, o fraudador liga dizendo que houve um problema com a compra no cartão e pede alguns dados para resolver.
Site falso
Entre os golpes de internet mais comuns, está o golpe do site falso: a pessoa vê uma promoção nas redes sociais, ou recebe um link de um amigo, e clica para poder comprar. É direcionada para uma página, faz a compra, cadastra seus dados e pronto – caiu no golpe.
Isso acontece porque fraudadores conseguem criar sites falsos praticamente idênticos aos de lojas conhecidas. A vítima acredita que está no site verdadeiro, mas, ao inserir suas informações, quem ganha acesso a elas é o criminoso. Com isso, ele pode se passar por você, testar sua senha em outros sites para invadi-los e até fazer compras em seu nome.
Venda falsa
Essa situação acontece quando alguém faz uma compra – via redes sociais, aplicativo de mensagem ou até em sites de e-commerce – e, no fim das contas, acaba nunca recebendo o produto.
Para se proteger, é importante prestar atenção aos sinais: cheque sempre as credenciais da loja (como o CNPJ) para garantir que ela é real e pesquise a reputação – uma busca rápida no Google revela se já houve reclamações ou denúncias de outros clientes. Sites como o Reclame Aqui e o Procon costumam reunir essas informações.
O que fazer após cair num golpe?
No entanto, cair em um golpe não é motivo de vergonha nem de culpa. Não importa o quanto as instituições e sistemas sejam seguros, os fraudadores são muito habilidosos.
O primeiro passo é alertar a polícia, registrando um boletim de ocorrência, para que as medidas legais sejam tomadas. Também é muito importante informar a instituição financeira para que possíveis procedimentos de segurança sejam tomados. Como bloqueio de cartão, por exemplo. E para entender se existe a possibilidade de recuperar valores perdidos.
O Nubank tem uma série de defesas para manter a proteção da conta e do dinheiro dos clientes. Contudo, o app e todos os outros serviços financeiros do Nubank possuem sistemas avançados de segurança, que envolvem criptografia, limitação de acessos. Além disso, autenticação de dois fatores, reconhecimento biométrico, inteligências artificiais e machine learning.