EITA!

Decreto do Banco Central e fim terça (29): Anúncio oficial do Nubank crava adeus de serviço bancário crucial

Nubank anuncia fim de serviço crucial, após decreto do Banco Central (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

Nubank anuncia fim de serviço crucial, após decreto do Banco Central (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nubank informou fim de serviço bancário após decreto do Banco Central decisão passa a valer OFICIALMENTE a partir de hoje (29)

E o banco digital Nubank, visto como uma das principais fintechs, informou de forma oficial através do seu site o fim de um dos seus serviços bancários mais cruciais, após decreto do Banco Central, que aliás, não apenas afetou o roxinho como os demais bancos.

Estamos falando do DOC (Documento de Ordem de Crédito), cujo qual é oferecido pelos bancos em GERAL há muitos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, antes do Pix ser criado, era o DOC que fazia o serviço, da forma mais efetiva, quando o assunto era transferir dinheiro de uma conta à outra.

Nubank é uma das principais fintechs (Foto: Reprodução/ Internet)

Comunicado:

Em meio ao comunicado, emitido ainda em agosto de 2023, o Nubank afirmou que, a partir de hoje (29/02)  todos os bancos deixariam de oferecer transferências via DOC para todas as pessoas físicas e jurídicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cujo  motivo é defasagem do mesmo, uma vez que a popularização do Pix cresceu de forma muito rápida e , segundo os dados do próprio Banco Central, é atualmente o meio mais usado entre os brasileiros.

Acabou pra GERAL

Como mencionamos, logo no inicio desse texto, essa situação não é exclusiva da Nubank. Isso porque TODAS as instituições financeiras terão até HOJE  para processar todos os agendamentos feitos pelos clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os dados do Banco Central, foram efetuadas no ano passado 59 milhões de transações através do DOC, o que representa somente 3,7% do total contabilizado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

O DOC perdeu até mesmo para os cheques, que foram usados em 202,8 milhões de operações.

O TED, que inclusive tem uma forma muito similar ao Pix, cuja diferença é que ele cai até o fim do dia útil, foi usado em 1,01 bilhão de operações

Já o PIX, campeão de todos, de 16 de novembro de 2020 até 31 de outubro de 2023, foram realizadas 66,5 bilhões de transações.

Pix é a forma de pagamento mais usada no Brasil segundo a Febraban (Foto Reprodução/Olhar Digital

Quais foram as declarações dos outros bancos tradicionais a respeito do fim do DOC?

De acordo com a InfoMoney, ainda em setembro de 2023, alguns bancos começaram a se pronunciar quanto ao fim do Doc.

O Bradesco e a Caixa em entrevista exclusiva à Info Money, afirmaram que seguiriam o cronograma divulgado pela Febraban, encerrando as operações com DOC do dia 15 a 29 de fevereiro de 2024.

O Santander também informou que começou a desativar o DOC desde o mês de setembro de 2023

O Banco do Brasil disse que a modalidade para Pessoa Física acabou no dia 15 de outubro de 2023.

Já o Itaú Unibanco informou em nota que já desligou toda a modalidade de transferências via DOC para o público de pessoas físicas já em janeiro de 2023, antes mesmo do comunicado da Febraban

Inclusive, vale mencionar, que no início do segundo semestre de 2022, de acordo com o Itaú, as transações nos canais físicos e digitais também já tinham sido desligadas.

Os primeiros canais desligados foram os físicos (caixas e Bankfone), que tinham menor número de transações.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile