Nubank emite alertas nesta terça (2) e bloqueia conta de clientes
A fintech Nubank acaba de suspender contas de diversos usuários e emite 3 alertas nesta terça-feira (2), incluindo cartão bloqueado, paralisação no PIX e comunicado emergencial aos clientes.
Portanto, muitos clientes do banco digital têm expressado frustração devido ao bloqueio de suas contas na instituição financeira, muitos dos casos acontecem após alguma transferência bancária e outras sem motivo aparente.
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“Tive um bloqueio na minha conta por segurança, após tentar fazer um Pix de R$3800 no dia 16/4, eles me pediram um prazo de 2 a 3 dias úteis para verificação do meu caso! Sendo que tenho contas a pagar dia 17/4 e vou ter que pagar juros por conta desse atraso, no chat do próprio aplicativo não me informam nada, e no telefone ninguém me informa nada também somente por e-mail, pedindo 10 dias úteis para resolução do meu caso, estou indignado com essa situação, isso é ridículo deveriam ter uma equipe especializada em segurança para resolver os casos no mesmo dia”, reclamou um cliente no portal NuCommunity.
Acontece que muitos usuários estão insatisfeitos com esses bloqueios repentinos. A fintech esclarece que alguns casos, medidas de proteção podem resultar no bloqueio temporário de uma conta como parte dos procedimentos internos de segurança.
“Por questões de segurança, realizamos um bloqueio preventivo de seus produtos Nubank. Estamos analisando suas informações e em breve concluiremos esse processo. Você pode acompanhar através do seu aplicativo e do e-mail cadastrado o status dos se serviços. Se precisar de alguma outra coisa, estamos por aqui”, avisou o banco para outro cliente.
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Para evitar a propagação de informações equivocadas, é essencial discernir entre bloqueios legítimos e possíveis notícias falsas. O bloqueio de contas pode ocorrer por diversos motivos, e a equipe de segurança da fintech realiza análises criteriosas para garantir a segurança dos clientes e do sistema financeiro como um todo.
Após a identificação de atividades que levam ao bloqueio, todas as operações no aplicativo ficam indisponíveis. O cliente é informado sobre o bloqueio ao entrar em contato, e a equipe de segurança conduz uma verificação completa. Durante o processo, as equipes de atendimento não compartilham informações para proteger a investigação contra possíveis fraudadores.
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O período de bloqueio pode variar. Para bloqueios temporários, o cliente pode recuperar o acesso em pouco tempo sem perceber a ocorrência. Em casos mais prolongados, o cliente recebe notificações por e-mail sobre o desbloqueio ou a necessidade de informações adicionais. No entanto, não é preciso se desesperar, já que o dinheiro do cliente permanece protegido durante o processo e é liberado após análise, a menos que haja suspeitas de fraude.
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Por quais motivos a Nubank pode bloquear a conta do cliente?
- Verificação de Cadastro e Documentos: Quando é necessário confirmar a legitimidade do cadastro e dos documentos enviados pelo cliente para evitar fraudes de identidade.
- Movimentação Suspeita ou Denúncia: Em casos de atividades suspeitas ou denúncias, a instituição verifica se as transações são legítimas.
- Uso Incorreto de Produtos ou Serviços: Bloqueio pode ocorrer se houver evidências de uso inadequado dos produtos ou serviços oferecidos.
- Suspeita de Uso Não Autorizado: Quando há indícios de que a conta não está sendo utilizada pelo titular.