Nubank alerta usuários sobre o Golpe da conta bloqueada
O tão amado banco digital Nubank, acaba de alertar os usuários sobre uma nova onde de golpes que explora os procedimentos legítimos da fintech, afim de enganar as vítimas, levando perdas financeiras significativas.
Trata-se do “Golpe da conta bloqueada”, que ocorre quando os criminosos se passam por funcionários do banco, entrando em contato diretamente com os usuários e informando sobre um suposto problema nas contas bancárias, como um bloqueio temporário na conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o golpista sugere a vítima que para resolver o problema, o cliente teria que executar várias ações no aplicativo da Nubank, de forma que aumente a credibilidade, o criminoso até mesmo chega a confirmar os dados coletados previamente, aumentando a falsa sensação de autenticidade do atendimento.
No entanto, a própria plataforma afirma que o objetivo das mensagens enviadas durante esse golpe é instigar pânico e senso de urgência na vítima, já que na correria de tentar resolver o problema, os usuários acabam fornecendo informações pessoais, como senhas, ou até mesmo transferindo dinheiro para alguma conta indicada.
Contudo, o dinheiro transferido não retorna à conta e as senhas fornecidas acabam sendo usadas para maiores transações fraudulentas adicionais, gerando problemas financeiros e transtornos às vítimas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como evitar de cair no golpe?
A própria Nubank forneceu uma série de dicas aos usuários, afim de evitar que os clientes passem por estes golpes, como desconfiarem de ligações e pedido de informações confidenciais, já que o banco nunca solicita por meio de telefonemas ou mensagens.
Além disso, quando houver um suposto bloqueio na conta do usuário, o banco digital sugere que a pessoa entre em contato através dos canais oficiais de atendimento da fintech, como o chat do aplicativo, telefone ou e-mail.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
Por fim, é importante que todos protejam suas senhas, criando códigos fortes e utilizando a autenticação de dois fatores disponível pela plataforma, assim como, ficar atentos aos links suspeitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE