urgente

Decreto do Banco Central: Nubank faz comunicado com nova lei do cartão de crédito e 7 alertas urgentes

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central / Nubank - Montagem TVFOCO

Confira o comunicado da empresa Nubank com nova lei do cartão de crédito

O Nubank, um dos bancos que mais cresce no Brasil, por meio do seu portal oficial, fez um comunicado com direito a nada mais, nada menos que um decreto do Banco Central. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, abordando uma nova lei do cartão de crédito com 7 alertas urgentes, vocês ficam sabendo de todos os detalhes sobre o assunto nesta quarta-feira (20). 

Para melhor entender sobre o assunto, por meio do seu canal de notícias, foi explicado pelo Nubank sobre as mudanças no rotativo, parcelado e outros no que diz respeito ao cartão de crédito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No dia 21 de dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional aprovou um teto para a cobrança de juros e encargos financeiros para o crédito rotativo e o crédito parcelado usados em financiamentos – alternativas geralmente utilizadas quando uma pessoa não consegue pagar a fatura inteira do cartão”, diz o Nubank. 

Ou seja, em suma, neste ano de 2024, conforme o que ficou decretado, o valor total dos juros e encargos de uma dívida financiada no rotativo ou via parcelamento de fatura pode ser no máximo equivalente ao valor original da dívida financiada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para simplificar, vamos então citar um exemplo: se uma pessoa entrou no crédito rotativo ou no crédito parcelado com uma dívida de R$ 100, o valor final dessa dívida não poderá ultrapassar R$ 200 após a incidência dos juros e encargos financeiros. 

“Isso evita o efeito de bola de neve das dívidas e, na prática, faz com que o total de juros e encargos cobrados de uma pessoa não ultrapasse o valor originalmente devido”, diz o banco. “O Banco Central determina que as instituições financeiras podem cobrar juros rotativos por no máximo um ciclo de fatura”, completa. 

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seu primeiro alerta o banco explica que o crédito rotativo funciona como um financiamento do saldo devedor do cartão de crédito. Ou seja, o usuário do banco paga alguma quantia entre o mínimo e o total da fatura, e o valor que não foi pago é passado para a fatura seguinte, com o acréscimo de juros e encargos. 

Como funciona os juros retroativo do cartão de crédito?

Seguindo com os alertas, no Nubank: “o teto de juros do rotativo de 100% começa a valer para financiamentos do saldo devedor da fatura feitos a partir de 1º de janeiro de 2024”, diz. 

Em seu terceiro alerta, a empresa explica também que é preciso se atentar, pois, dívidas financiadas antes de 2024 não estarão sujeitas à nova regra.   

Seguindo, é importante destacar ainda que, os juros do rotativo só podem incidir por um ciclo de fatura. Ou seja, caso o cliente não consiga pagar sua dívida até a próxima fatura do cartão, a instituição financeira deverá oferecer outro tipo de crédito (normalmente, o crédito parcelado), com juros menores. 

Ainda em seus alertas, o banco diz que a mudança no teto dos juros vale apenas para o crédito rotativo e crédito parcelado do financiamento do saldo devedor da fatura.  

E por fim, ao final do seu comunicado, o Nubank destaca que: “O Nubank também tem políticas de negociação de dívidas que podem ter juros ainda menores. Se você quer negociar sua dívida, entre em contato conosco por meio dos canais oficiais de atendimento do Nu.”, diz. 

 

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile