Atenção!
Nubank, Santander e Itaú se unem e fazem anúncio sobre fim de serviço CRUCIAL aos clientes
19/10/2023 às 12h04
Nubank, Santander e Itaú se unem e anunciam fim de serviço crucial aos clientes
As instituições bancárias Nubank, Santander e Itaú se uniram e emitiram um anúncio sobre o fim de um serviço crucial, e os clientes se encheram de dúvidas enquanto aos comunicados divulgados pelos bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o banco digital Nubank, revelou através de seu site oficial que a partir do dia 29 de fevereiro de 2024, todos os bancos deixarão de oferecer transferências via DOC (Documenfo de Ordem Bancária) para todas as pessoas físicas e jurídicas.
Assim como a instituição roxa, o Itaú e o Santander também divulgaram em seus portais oficiais a novidade, já que os bancos vem deixando de ofertar a modalidade para os clientes pessoas físicas desde o segundo semestre de 2022, e essa mudança já era esperada pelas instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, o famoso PIX, ferramenta de transação instantânea ganhou muita força e popularização no mercado. No entanto, antes mesmo de o Pix ser lançado, o DOC já estava perdendo espaço entre as opções de transferências, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), com base em dados do Banco Central. A situação se agravou com o lançamento do meio instantâneo de pagamento.
O número de transações via DOC somou 59 milhões em 2022, 0,09% do total de operações bancárias feitas no ano (63,062 bilhões). Esse meio de transferência ficou atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do Pix, que somou 24 bilhões de operações em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Itaú explica que a extinção do DOC para as pessoas físicas começou com o desligamento dos canais físicos (caixas e Bankfone), que tinham menor número de transações. Em novembro, começaram a ser descontinuadas as transações nos caixas eletrônicos e celulares. Em janeiro, será concluída a última etapa, com o fim da possibilidade de realização das transações via aplicativo desktop.
Quando a ferramenta deixará de existir para pessoas jurídicas?
Para as pessoas jurídicas, a desativação deverá ocorrer em 2023, uma vez que algumas empresas ainda utilizam sistemas de automação que usam o DOC para transferência interbancária, segundo informações do portal Valor Econômico, da Globo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Paulistas aos prantos: 3 shoppings de SP têm portas lacradas e extinção devastadora
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
● Suspensão imediata da CNH e multa de quase R$ 3 mil: Lei de trânsito em vigor chega com 5 alertas em 2024
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.