Atitude das farmácias com o número do CPF dos clientes
Para aqueles cidadãos que possuem o hábito de fornecer o documento na hora de realizar uma compra e aceitar o famosos “CPF na nota”, saiba que os dados pode valer muito mais do que apenas o dinheiro economizado na compra para o estabelecimento.
Portanto, diversos locais oferecem essa opção na hora de algum pagamento, especialmente as farmácias, já que são detentoras de dados pessoais de seus clientes, gerando negócios grandes para o estabelecimento.
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No último mês de junho, o CEO da RaiaDrogasil Ads, Vitor Bertoncini, deixou escapar, durante participação no podcast Invest News, que pedir dados pessoais nas farmácias dos Estados Unidos resultaria em caso de polícia.
“Se você perguntasse o social number nos Estados Unidos, acho que iam chamar a polícia. Aqui, 97% dão o CPF para ter um desconto na farmácia”, disse o executivo.
Diante disso, no Brasil há essa cultura de se identificar caso haja algum retorno, ação pouco comum nos EUA. Ou seja, ao informar o CPF, o brasileiro terá uma suposta redução no valor nos produtos que está comprando.
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Atualmente, os preços dos medicamentos são regulados pela planilha da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão ligado a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No entanto, ao comparar medicações adquiridas por hospitais privados e órgãos públicos, os valores praticados nas farmácias podem revelar o lado fictício dos grandes descontos oferecidos com o CPF.
Desse modo, a situação revela que esses estabelecimentos não ficam no prejuízo, pois os remexidos possuem um custo bem menos do que realmente se pensa.
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Além disso, fornecer o documento pode declarar à farmácia grandes detalhes sobre a vida do cliente, como sua vida sexual, por exemplo, pelo número de camisinhas compradas; se evita gravidez, através da compra de anticoncepcional ou pílulas do dia seguinte; se fez testes de gravidez; se parou de comprar absorventes; se começou a comprar fraldas; se tem caspa, problema na pele etc.
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É obrigatório fornecer o documento na nota fiscal?
Diante da exigência legal, o estabelecimento não só pode exigir o CPF na nota como pode deixar de vender para o cliente que não fornecer a informação. Entretanto, esse fornecimento é uma escolha do cliente.