ALERTA!

Aviso perigoso: Nunca misture esses alimentos se estiver tomando remédio

Alguns alimentos podem prejudicar tratamentos medicamentosos; Saibam quais (Foto Reprodução/Internet)

Alguns alimentos podem prejudicar tratamentos medicamentosos; Saibam quais (Foto Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns alimentos somados com medicações podem causar problemas graves; Saibam quais

Infelizmente vivemos em um mundo extremamente conturbado, com isso, não é de se admirar que a cada dia que passa surjam novas doenças e complicações na saúde, porém, há séculos, a humanidade conta com os remédios, afim de controlar as enfermidades e aliviar o sofrimento humano em inúmeros graus.

Fora isso, alguns remédios também são usados para prolongar a vida das pessoas em certas doenças mais graves e crônicas. Porém, o que muitos não fazem ideia, é que alguns medicamentos somados a certos alimentos podem alterar de forma significativa o efeito de tais tratamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os remédios são essenciais no nosso dia a dia para controlar doenças e aliviar o sofrimento causado por elas (Foto Reprodução/USP)

Recomendação fundamental

Lembrando que todas essas informações contidas nesse artigo são embasadas em pesquisas e estudos Científicos . Porém, é válido dizer que cada organismo funciona de formas diferentes.

Sendo assim é totalmente plausível que existam várias interações medicamentosas que podem ser observadas a partir do consumo de certos alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, a recomendação é sempre consultar um médico ou o especialista na área antes de efetuar mudanças na sua dieta. Siga as instruções de tratamento e tire todas as suas dúvidas sobre os remédios ainda no consultório médico.

E o mais importante de tudo: NUNCA faça automedicação sem receita e sem aconselhamento profissional.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Remédios x Alimentos

Os alimentos que podem ser perigosos por prejudicar o tratamento com a medicação são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 –  Laticínios

Por possuir um alto teor de cálcio, no geral, Leites e Laticínios podem ser grandes vilões interferir  na absorção de alguns remédios, como antibióticos, especialmente as tetraciclinas ( antibióticos de amplo espectro usados para tratar a infecção causada por muitas bactérias).

Laticínios podem prejudicar o uso de certos remédios (Foto Reprodução/Internet)

2 – Toranja e grapefruit

Algumas frutas também podem atrapalhar a absorção de remédios para controle de pressão alta, controle de colesterol e outros do mesmo gênero. Dessa forma, o efeito pode ser mais forte do que o desejado.

Algumas frutas como a Toranja podem afetar alguns tratamentos com uso de remédios (Foto Reprodução/Internet)

3 – Chás que atrapalham os remédios

Se você utiliza remédios para tratamento de disfunções na tireoide, é bom evitar alguns chás e infusões como:  chá preto e chá verde. Ou seja, eles possuem catequina, uma substância que prejudica o metabolismo desses medicamentos.

Chá preto somado a certos medicamentos também podem prejudicar tratamentos (Foto Reprodução/Internet)

4 – Vitamina K

Encontrada especialmente em  algumas verduras e legumes, como brócolis, couve, espinafre e alface, a vitamina K pode interferir na ação de anticoagulantes (um medicamento utilizado para impedir a formação de coágulos no sangue)

Brócolis e Couve-flor são ricos em vitamina K que podem ser prejudiciais para alguns tratamentos medicamentosos (Foto Reprodução/Internet)

5 – Gorduras

Por fim, remédios inibidores da ECA (ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINA), que geralmente são usados para controlar problemas cardíacos, podem ser afetados por alimentos gordurosos.

Alimentos gordurosos como Pizza e Hambúrguer podem afetar remédios para cardíacos (Foto Reprodução/Uol)

Qual o primeiro medicamento do mundo?

O ácido acetilsalicílico foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia, ou seja, não ser encontrado na sua forma final na natureza.Inclusive foi a primeira criação da indústria farmacêutica e o primeiro fármaco vendido em tabletes.

Em julho de 1899, a Bayer começou a comercializar a aspirina, obtendo sucesso imediato.

Vale mencionar que a Bayer perdeu a marca registrada Aspirina em muitos países após a Primeira Guerra Mundial, como reparação de guerra aos países Aliados.

 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile