ADEUS!

Nunes ciente: Demolição de gigante nº1 de SP é decretada e deixa paulistanos revoltados hoje (23/04)

23/04/2025 às 23h00

Imagem PreCarregada
Demolição de gigante nº1 de SP é decretada e deixa paulistanos revoltados - Foto: Montagem

Fim de uma era e revolta! Demolição de gigante em SP na era Ricardo Nunes deixa moradores revoltados

Um gigante bastante popular de São Paulo (SP), acabou tendo um desfecho totalmente inesperado por muitos paulistas. Ademais, ocorre que, a demolição acabou sendo confirmada e Ricardo Nunes, prefeito da capital, está ciente disso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes a respeito da demolição do gigante nº1 de SP, segundo a Gazeta de S. Paulo.

Demolição de gigante de SP

Em suma, a grande realidade é que a demolição de um prédio da escola de idiomas Cultura Inglesa, em Pinheiros, zona oeste de SP, gerou inúmeras críticas dos moradores e urbanistas sobre a preservação de edifícios históricos da cidade e como a gestão do Prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem tratado a preservação da memória. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prédio histórico fica na rua Deputado Lacerda Franco e a prefeitura (ou os responsáveis) começou a demolir no último sábado (19/4). Além disso, o modernista Rino Levi construiu a obra, que fazia parte do acervo de estudos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Prédio modernista em SP - Foto: Internet
Prédio modernista em SP – Foto: Internet

Impedir demolição

O prédio gigante de SP sediou uma série de eventos culturais importantes para a cidade no passado, como espetáculos de teatro, dança e música. Além disso, trouxe oficinas culturais com o intuito de educar sobre pensar na democratização e acesso à cultura dentro da capital.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante do decreto de demolição, os moradores locais até tentaram impedir a demolição e abrir diálogo com a gestão Ricardo Nunes e a construtora SKR, que ficou encarregada pela obra de demolição. Todavia, eles acabaram sendo ignorados.

Por meio de um comunicado, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa disse que o imóvel “não é tombado e não está em um estudo de tombamento pelo órgão de proteção ao patrimônio histórico municipal”. Vale dizer ainda que, o alvará de Execução de Demolição acabou sendo deferido em março de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Demolição de gigante em SP revolta moradores - Foto: Montagem
Demolição de gigante em SP revolta moradores – Foto: Montagem

Considerações finais

  • Em suma, um icônico prédio de São Paulo, ligado à Cultura Inglesa, teve sua demolição confirmada, surpreendendo muitos paulistas;
  • O prefeito Ricardo Nunes (MDB) está ciente da decisão, que gerou críticas de moradores e urbanistas;
  • Os responsáveis começaram a demolir o prédio localizado na Rua Deputado Lacerda Franco (Pinheiros) no último sábado (19/4);
  • Projetado pelo renomado arquiteto modernista Rino Levi, o edifício integrava estudos da FAU-USP;
  • Moradores tentaram negociar com a prefeitura e a construtora SKR, mas foram ignorados;
  • Ademais, o alvará de demolição foi autorizado em março de 2025, encerrando a polêmica.

Veja dois shoppings amados de SP demolidos CLICANDO AQUI.

Precisa de autorização para demolição?

A resposta para essa pergunta é sim. Para demolir uma edificação existente, é necessário obter o Alvará de Demolição, documento atualmente emitido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

demolição
demolição prédio
Demolição SP
prédio histórico sp

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.