Fim da linha: O adeus de dois bancos gigantes no Brasil após falência ser decretada pelo Banco Central
08/05/2024 às 16h00
O adeus de dois bancos gigantes no Brasil pelo Banco Central
No ano de 2023, a situação de dois bancos gigantes no Brasil acabou pegando muita gente de surpresa, com direito a um decreto feito pelo Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, com direito a fim da linha, vocês irão relembrar nesta quarta-feira (8), tudo sobre o adeus dois bancos amados, devido o BC der decretado suas respectivas falências.
Para quem não sabe, estamos falando sobre PortoCred e BRK. As duas instituições financeiras, segundo informações do portal Nord Investimentos, estavam em situações complicadas no balanço há alguns anos. Apesar da situação delicada, os títulos desses bancos eram amplamente encontrados em plataformas de corretoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande atratividade era que esses papéis pagavam taxas maiores que os bancos tradicionais. Com isso, atraíam muitos interessados nos seus produtos. Para se ter uma dimensão da gravidade, a BRK vinha apresentando prejuízo desde 2017. Além disso, o PortoCred, por sua vez, também estava em situação muito semelhante.
Dessa forma, apesar da terrível situação, alguns dos clientes receberam, na época, uma boa notícia que partiu do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Eles publicaram uma página com o passo a passo para quem tinha títulos de crédito desses bancos e precisavam fazer a solicitação da garantia desses valores. A informação causou grande alívio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o FGC garante o principal investido e mais os juros até a data da liquidação. No caso da BRK e Portocred, no dia 15 de fevereiro de 2023. Depois dessa data, não há mais incidência de juros remuneratórios. Dessa forma, o retorno final do investidor vai depender do tempo que o FGC demorar para realizar o pagamento.
O que acontece depois que um banco declara falência?
Os bancos digitais são integrados ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), caso algum deles quebre ou decrete falência, o Banco Central bloqueia o dinheiro da instituição para garantir o pagamento de todos os consumidores.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
O FGC atesta o direito do recebimento de até R$250 mil de investimentos realizados com seu CPF.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: