BOMBA
Descanse em paz: O adeus de 2 carros da Peugeot no Brasil após humilhação em vendas contra o Ônix
24/09/2023 às 19h56
Enquanto a Onix bomba, a Peugeot tem um volume de vendas anual equivalente ao que o Onix faz em 2 dias.
O mercado automobilístico é altamente competitivo, e a decisão de uma montadora de descontinuar ou retirar do mercado determinados modelos de carros pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo vendas, custos de produção, estratégias de negócios e mudanças nas preferências dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os modelos da Peugeot em questão podem não ter obtido um desempenho de vendas satisfatório em comparação com um concorrente específico, a Onix, que é uma das montadoras mais populares no Brasil. O lucro de venda anual da Peugeot é o que a Onix fatura com apenas um modelo de carro.
O Adeus
A Peugeot confirmou que os modelos hatch médio 308 e sedã médio 408 não serão mais oferecidos no mercado brasileiro. Esses modelos não aparecem mais na página inicial do site da marca, refletindo a decisão da empresa de focar em SUVs, como o 2008, 3008 e 5008, bem como no compacto 208 e em sua linha de veículos comerciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os carros ainda são listados no site apenas porque ainda existem algumas unidades em estoque. Os preços dos modelos remanescentes são de R$ 89.990 para o 308 e R$ 69.990 para o 408.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A baixa demanda por esses modelos foi o principal motivo para a interrupção da importação argentina dos veículos. Segundo dados da Fenabrave, apenas 739 unidades do 408 foram emplacadas no ano passado, enquanto o 308 teve um desempenho ainda pior, com apenas 434 carros vendidos.
Somando os dois modelos, eles emplacaram no mesmo período o que o Chevrolet Onix costuma vender em apenas dois dias, o que demonstra a pouca demanda por esses veículos no mercado brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
● Governo Federal destina R$ 30,7 BI e benefício terá AUMENTO de valor mais do que esperado em 2025
Peugeot 408
O Peugeot 408 teve sua primeira geração lançada em janeiro de 2010 e foi apresentada no Salão de Pequim, na China. O carro foi desenvolvido principalmente para mercados emergentes e não foi disponibilizado na Europa. Além da China, também foi fabricado na Rússia e na Malásia, onde sua produção ainda continua.
Embora não tenha sido um substituto direto do Peugeot 407, cuja produção foi descontinuada em 2010, o 408 chegou para preencher a lacuna deixada por ele e pelo Peugeot 307 Sedan no segmento de sedãs médios da marca.
Sonho realizado! Alexandre Pato e Rebeca Abravanel esperam o primeiro filho
No Brasil, o modelo foi lançado em fevereiro de 2011, sendo inicialmente importado da Argentina, onde a produção começou em novembro do ano anterior. O modelo inicialmente contava com um motor 2.0 16V flex de 151 cv.
Em 2014, o carro ganhou sua segunda geração no mercado chinês, que não foi disponibilizada no Brasil. Somente no final de 2015, o 408 passou por uma reestilização no mercado brasileiro. Apesar de contar com um motor turbo 1.6 THP flex de bom desempenho, com 173 cv de potência, o carro nunca alcançou um sucesso expressivo no mercado brasileiro.
Na China, o modelo continua em produção, uma geração à frente da versão brasileira. O Peugeot 408 passou por uma atualização no final do ano passado para alinhar seu visual com os demais carros da marca.
Peugeot 308
O Peugeot 308 foi lançado na Europa em 2007, mas só chegou ao Brasil (importado da Argentina) cinco anos depois, sendo lançado aqui no início de 2012 para substituir o Peugeot 307. Na época de seu lançamento no mercado brasileiro, o modelo estreou com um motor 1.6 flex capaz de produzir até 122 cv.
Enquanto a segunda geração do hatch Peugeot 308 já estava disponível no mercado europeu desde 2013, apresentando um visual alinhado com os modelos Peugeot 208 e Peugeot 508, a versão brasileira do carro recebeu apenas uma atualização de design no final de 2015. Essa atualização não acompanhou as mudanças visuais introduzidas pela marca na Europa, fazendo com que o Peugeot 308 brasileiro continuasse com o design da geração anterior.
Com o fim da comercialização dos modelos Peugeot 308 e 408 no mercado brasileiro, esses veículos saíram de cena para dar espaço a outros modelos da marca, como o Peugeot 208, bem como os SUVs e veículos comerciais que continuam a fazer parte da oferta da Peugeot no Brasil.
Quais carros mais vendidos da Chevrolet?
No mês de julho de 2023, os carros mais vendidos no varejo foram:
- Chevrolet Onix – 8.432 unidades emplacadas.
- Volkswagen Polo – 8.111 unidades emplacadas.
- Hyundai HB20 – 6.640 unidades emplacadas.
- Fiat Mobi – 5.241 unidades emplacadas.
Fonte: Quatro Rodas.
Autor(a):
Vitor Silva
Sou um amante de jogos e de tecnologia. Meu intuito no site é trazer as notícias com o máximo de informação e esclarecimento possível !.