Enquanto a Onix bomba, a Peugeot tem um volume de vendas anual equivalente ao que o Onix faz em 2 dias.
O mercado automobilístico é altamente competitivo, e a decisão de uma montadora de descontinuar ou retirar do mercado determinados modelos de carros pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo vendas, custos de produção, estratégias de negócios e mudanças nas preferências dos consumidores.
Os modelos da Peugeot em questão podem não ter obtido um desempenho de vendas satisfatório em comparação com um concorrente específico, a Onix, que é uma das montadoras mais populares no Brasil. O lucro de venda anual da Peugeot é o que a Onix fatura com apenas um modelo de carro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Adeus
A Peugeot confirmou que os modelos hatch médio 308 e sedã médio 408 não serão mais oferecidos no mercado brasileiro. Esses modelos não aparecem mais na página inicial do site da marca, refletindo a decisão da empresa de focar em SUVs, como o 2008, 3008 e 5008, bem como no compacto 208 e em sua linha de veículos comerciais.
Os carros ainda são listados no site apenas porque ainda existem algumas unidades em estoque. Os preços dos modelos remanescentes são de R$ 89.990 para o 308 e R$ 69.990 para o 408.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A baixa demanda por esses modelos foi o principal motivo para a interrupção da importação argentina dos veículos. Segundo dados da Fenabrave, apenas 739 unidades do 408 foram emplacadas no ano passado, enquanto o 308 teve um desempenho ainda pior, com apenas 434 carros vendidos.
Somando os dois modelos, eles emplacaram no mesmo período o que o Chevrolet Onix costuma vender em apenas dois dias, o que demonstra a pouca demanda por esses veículos no mercado brasileiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Peugeot 408
O Peugeot 408 teve sua primeira geração lançada em janeiro de 2010 e foi apresentada no Salão de Pequim, na China. O carro foi desenvolvido principalmente para mercados emergentes e não foi disponibilizado na Europa. Além da China, também foi fabricado na Rússia e na Malásia, onde sua produção ainda continua.
Embora não tenha sido um substituto direto do Peugeot 407, cuja produção foi descontinuada em 2010, o 408 chegou para preencher a lacuna deixada por ele e pelo Peugeot 307 Sedan no segmento de sedãs médios da marca.
Sonho realizado! Alexandre Pato e Rebeca Abravanel esperam o primeiro filho
No Brasil, o modelo foi lançado em fevereiro de 2011, sendo inicialmente importado da Argentina, onde a produção começou em novembro do ano anterior. O modelo inicialmente contava com um motor 2.0 16V flex de 151 cv.
Em 2014, o carro ganhou sua segunda geração no mercado chinês, que não foi disponibilizada no Brasil. Somente no final de 2015, o 408 passou por uma reestilização no mercado brasileiro. Apesar de contar com um motor turbo 1.6 THP flex de bom desempenho, com 173 cv de potência, o carro nunca alcançou um sucesso expressivo no mercado brasileiro.
Na China, o modelo continua em produção, uma geração à frente da versão brasileira. O Peugeot 408 passou por uma atualização no final do ano passado para alinhar seu visual com os demais carros da marca.
Peugeot 308
O Peugeot 308 foi lançado na Europa em 2007, mas só chegou ao Brasil (importado da Argentina) cinco anos depois, sendo lançado aqui no início de 2012 para substituir o Peugeot 307. Na época de seu lançamento no mercado brasileiro, o modelo estreou com um motor 1.6 flex capaz de produzir até 122 cv.
Enquanto a segunda geração do hatch Peugeot 308 já estava disponível no mercado europeu desde 2013, apresentando um visual alinhado com os modelos Peugeot 208 e Peugeot 508, a versão brasileira do carro recebeu apenas uma atualização de design no final de 2015. Essa atualização não acompanhou as mudanças visuais introduzidas pela marca na Europa, fazendo com que o Peugeot 308 brasileiro continuasse com o design da geração anterior.
Com o fim da comercialização dos modelos Peugeot 308 e 408 no mercado brasileiro, esses veículos saíram de cena para dar espaço a outros modelos da marca, como o Peugeot 208, bem como os SUVs e veículos comerciais que continuam a fazer parte da oferta da Peugeot no Brasil.
Quais carros mais vendidos da Chevrolet?
No mês de julho de 2023, os carros mais vendidos no varejo foram:
- Chevrolet Onix – 8.432 unidades emplacadas.
- Volkswagen Polo – 8.111 unidades emplacadas.
- Hyundai HB20 – 6.640 unidades emplacadas.
- Fiat Mobi – 5.241 unidades emplacadas.
Fonte: Quatro Rodas.