FIM!

Fim de uma era: O ADEUS de 2 montadoras populares após anos fabricando os carros mais amados

05/06/2024 às 12h31

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
O ADEUS de 2 montadoras populares após anos fabricando os carros mais amados - (Foto: Reprodução / Internet)

As montadoras baixaram as portas no Brasil e se despediram de vez depois de fazerem história no país

Sem dúvida, é desafiador manter uma empresa de grande porte no Brasil. Qualquer turbulência econômica pode causar desordem, resultando no encerramento de atividades. Diante disso, hoje abordaremos 2 renomadas montadoras de carros que enfrentaram essa situação e deram adeus o mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O período de pandemia da Covid-19 foi desafiador para o setor comercial, especialmente para aqueles que dependiam da presença física no mercado para realização de vendas. Inclusive, foi nesse sentido que a Ford e a Mercedes encerraram suas atividades em território nacional.

De acordo com a CNN Brasil, em 17 de dezembro de 2020, a Mercedes anunciou em seu site oficial o fechamento da fábrica de carros de luxo de Iracemápolis, no interior de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Mercedes-Benz AG está dando um novo passo rumo à transformação da companhia. Nesse sentido, a empresa decidiu encerrar a produção de automóveis premium na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. A decisão está sendo tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro.”, disse em comunicado na época.

Marca alemã também tem a preferência dos clientes no mundo (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)
Marca alemã também tem a preferência dos clientes no mundo (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Além disso, Jörg Burzer, Membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos da fabricante, explicou o que mais influenciou na decisão da gigante de carros, ao qual partiu após dificuldades financeiras, principalmente com o período pandêmico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. Aumentar nossa eficiência, otimizando a nossa capacidade de utilização é um facilitador importante. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil. Nosso primeiro objetivo agora é encontrar uma solução sustentável para os colaboradores dessa unidade, que contribuíram de forma decisiva para o sucesso da Mercedes-Benz no Brasil com seu comprometimento e expertise nos últimos anos”, confirmou Jörg Burzer.

Por outro lado, conforme divulgado pelo portal g1, em 11 de janeiro de 2021, a Ford encerrou a produção de carros no Brasil, comunicando o fechamento de três fábricas, localizadas em Camaçari, na Bahia, em Taubaté, na grande São Paulo e em Horizonte, no Ceará.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão da fabricante se deu em influencia de que “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

Logo da Ford - Foto Internet
Logo da Ford – Foto Internet

Segundo Lyle Watters, presidente da Ford para a América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais da época, alegou em comunicado as circunstâncias que levou a Ford tomar tal medida.

“…Desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas e nossa matriz tem auxiliado nossas necessidades de caixa, o que não é mais sustentável. A recente desvalorização das moedas na região aumentou os custos industriais além de níveis recuperáveis, e a pandemia global ampliou os desafios, gerando uma capacidade ociosa ainda maior, com redução nas vendas de veículos na América do Sul, especialmente no Brasil. Ao mesmo tempo, nosso negócio exige investimentos significativos em novas tecnologias para atender às demandas dos consumidores e itens regulatórios, que estão remodelando a indústria. Olhando o futuro, a indústria automotiva continua sendo ainda mais desafiadora. Essa decisão foi tomada somente após perseguirmos intensamente parcerias e a venda de ativos. Não houve opções viáveis…”, disse Lyle.

Todavia, por mais que as gigantes montadoras não tenham mais suas produções ativas no mercado brasileiro, algumas atividades permanecerão ativas no Brasil. No caso da Ford, a produção de peças continuará, afim de garantir estoque de componentes de reposição.

Já a Mercedes, segue com duas fábricas no Brasil, sendo uma delas localizada em São Bernardo do Campo (SP), que produz caminhões e chassis de ônibus, e outra em Juiz de Fora (MG) que produz cabines de caminhões.

Logo da Ford e Mercedes - (Foto: Reprodução / Internet)
Logo da Ford e Mercedes – (Foto: Reprodução / Internet)

Qual foi a primeira marca de carros do mundo?

A Mercedes-Benz é uma das poucas marcas dos primeiros anos da história do automóvel que seguem na ativa até os dias atuais. O ancestral de todos os carros da marca da estrela é o Benz Patent Motorwagen, de 1885, que é considerado o primeiro automóvel da história.

encerramento de atividades
fabricantes de carros
Ford
Mercedes

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.