urgente
FIM: O adeus de 3 shoppings populares de SP após fecharem todas as lojas e anunciarem falência
11/04/2024 às 15h30
Três Shoppings que acabaram fechando as suas portas em São Paulo
São Paulo sem dúvidas é um dos estados brasileiros que contam com os maiores e mais famosos shoppings do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o que talvez muitos nem imaginam, é que grandes estabelecimentos precisaram fechar as suas portas, diante, inclusive, de situação de falência.
Assim, nesta quinta-feira (11), vocês irão relembrar sobre o adeus de 3 shoppings populares de SP após fecharem todas as lojas cravando assim o seu fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Assuntos Criativos, em nota divulgada em 2020, o antigo Shopping Artur Alvim, popularmente conhecido como Coquinho, uma referência aos coqueiros que ficavam posicionados na entrada, era um dos grandes centros comerciais da região e fechou suas portas em 1994 desde então nunca mais abriu.
Agora, o local onde o Shopping funcionava, está totalmente e ruínas, além disso, sem manutenção desde o fechamento o prédio corre o risco de cair, conforme foi divulgado pela fonte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em segundo lugar, de acordo com informações do portal Correiro de Interior, o Marechal Plaza Shopping, um dos principais shoppings center de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, anunciou falência, bem como a demissão de todos os seus funcionários.
A decisão pegou a todos de surpresa, pois todos os trabalhadores do Marechal Plaza eram comerciantes da cidade, e dependiam do dinheiro das vendas para poderem sobreviver. Marechal Plaza Shopping,
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
● Falência e 30 mil funcionários na rua: Maior varejista, nº1 dos eletros, tem fim decadente em país
● Calote de R$ 60BI: O anúncio de Tralli ao parar JH com falência de banco n°1 e confirmar venda à maior rival
Para quem não sabe, o Shopping foi criado em 2004, pela MZM Construtora, e possuía 8 mil metros quadrados de área, com 38 lojas. Inclusive, uma boa parte da Renda de São Bernardo vinha dos serviços prestados pelo Shopping, que atraia muitos turistas.
Conforme o que foi divulgado pela fonte, um dos motivos pela falência, que não foi explicada ainda pelos donos do Shopping, é o aumento das compras online no e-commerce, pois muitas das grandes empresas do setor estão na Grande SP e acabam ”engolindo” negócios de médio a pequeno porte, que é o caso do Marechal Plaza Shopping.
Que fim levou o Best Shopping?
E por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de citar um fechamento que ocorreu em 2001. As informações são do portal G1. Segundo a fonte, o prédio abandonado do Best Shopping, em São Bernardo do Campo, acabou sendo demolido. A construção de três pavimentos divididos em 8 mil m² se tornou uma dor de cabeça para moradores da Chácara Inglesa, bairro nobre da cidade localizada na Grande São Paulo.
Segundo a fonte, nos 14 anos em que ficou abandonado, o prédio serviu de casa para moradores de rua, usuários de drogas, para skatistas, pichadores, grafiteiros, praticantes de esportes radicais, como parkour, treinamento militar e há relatos até de rituais macabros.
“De 2002 a 2006 o prédio sofreu várias invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante. Teve muita ação da polícia no local para a retirada dessas pessoas. Muitos chegaram a usar o espaço para fazer rituais macabros”, disse Zenilson Gurgel, em 2015, último administrador do Best Shopping, entre os anos de 1996 a 2001.
Sendo assim, é mais um Shopping que acabou dando adeus em São Paulo.
Autor(a):
Rafael Silva
Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]