Três Shoppings que acabaram fechando as suas portas em São Paulo
São Paulo sem dúvidas é um dos estados brasileiros que contam com os maiores e mais famosos shoppings do Brasil.
Contudo, o que talvez muitos nem imaginam, é que grandes estabelecimentos precisaram fechar as suas portas, diante, inclusive, de situação de falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nesta quinta-feira (11), vocês irão relembrar sobre o adeus de 3 shoppings populares de SP após fecharem todas as lojas cravando assim o seu fim.
De acordo com informações do portal Assuntos Criativos, em nota divulgada em 2020, o antigo Shopping Artur Alvim, popularmente conhecido como Coquinho, uma referência aos coqueiros que ficavam posicionados na entrada, era um dos grandes centros comerciais da região e fechou suas portas em 1994 desde então nunca mais abriu.
Agora, o local onde o Shopping funcionava, está totalmente e ruínas, além disso, sem manutenção desde o fechamento o prédio corre o risco de cair, conforme foi divulgado pela fonte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em segundo lugar, de acordo com informações do portal Correiro de Interior, o Marechal Plaza Shopping, um dos principais shoppings center de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, anunciou falência, bem como a demissão de todos os seus funcionários.
A decisão pegou a todos de surpresa, pois todos os trabalhadores do Marechal Plaza eram comerciantes da cidade, e dependiam do dinheiro das vendas para poderem sobreviver. Marechal Plaza Shopping,
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
● Falência e 30 mil funcionários na rua: Maior varejista, nº1 dos eletros, tem fim decadente em país
Para quem não sabe, o Shopping foi criado em 2004, pela MZM Construtora, e possuía 8 mil metros quadrados de área, com 38 lojas. Inclusive, uma boa parte da Renda de São Bernardo vinha dos serviços prestados pelo Shopping, que atraia muitos turistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o que foi divulgado pela fonte, um dos motivos pela falência, que não foi explicada ainda pelos donos do Shopping, é o aumento das compras online no e-commerce, pois muitas das grandes empresas do setor estão na Grande SP e acabam ”engolindo” negócios de médio a pequeno porte, que é o caso do Marechal Plaza Shopping.
Que fim levou o Best Shopping?
E por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de citar um fechamento que ocorreu em 2001. As informações são do portal G1. Segundo a fonte, o prédio abandonado do Best Shopping, em São Bernardo do Campo, acabou sendo demolido. A construção de três pavimentos divididos em 8 mil m² se tornou uma dor de cabeça para moradores da Chácara Inglesa, bairro nobre da cidade localizada na Grande São Paulo.
Segundo a fonte, nos 14 anos em que ficou abandonado, o prédio serviu de casa para moradores de rua, usuários de drogas, para skatistas, pichadores, grafiteiros, praticantes de esportes radicais, como parkour, treinamento militar e há relatos até de rituais macabros.
“De 2002 a 2006 o prédio sofreu várias invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante. Teve muita ação da polícia no local para a retirada dessas pessoas. Muitos chegaram a usar o espaço para fazer rituais macabros”, disse Zenilson Gurgel, em 2015, último administrador do Best Shopping, entre os anos de 1996 a 2001.
Sendo assim, é mais um Shopping que acabou dando adeus em São Paulo.