FECHARAM AS PORTAS
Fim de uma era, falência e venda: O adeus decadente de 4 emissoras de TV aberta tão grandes quanto a Globo
20/04/2024 às 21h15
Emissoras tão grande quanto a Globo acabaram falindo
Muitas emissoras de sucesso do passado não conseguiram se manter ao longo dos anos e faliram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria vamos relembrar 4 emissoras de TV aberta tão grandes quanto a TV Globo atualmente, que fecharam as portas, marcando o fim de uma era.
A primeira delas é a Rede Manchete, também conhecida como TV Manchete, foi uma emissora de televisão brasileira fundada pelo empresário Adolpho Bloch, pertencente ao Grupo Bloch, que publicava a revista Manchete. Iniciou suas transmissões em 5 de junho de 1983, com uma programação que destacava jornalismo, esportes e teledramaturgia, incluindo novelas de sucesso como “Pantanal”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do sucesso inicial, a emissora enfrentou crises financeiras devido a altos investimentos. Em 1999, após várias dificuldades e mudanças de gestão, a Rede Manchete foi arrendada para a Igreja Renascer em Cristo, mas o contrato foi rompido pouco depois. Em maio do mesmo ano, as concessões da emissora foram adquiridas pelo grupo TeleTV, de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho.
Após o término do último programa, a emissora foi extinta em 17 de maio de 1999, dando lugar à TV!, que posteriormente se tornaria a RedeTV!. O Grupo Bloch vendeu os ativos da emissora falida ao Grupo Hesed Participações, mas uma disputa judicial determinou que a RedeTV! não era responsável pelas dívidas da Manchete, apenas pelas concessões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda emissora gigante que fechou as portas é a Rede Mulher, que foi fundada em 1994 por Roberto Montoro, baseada no sucesso da Rádio Mulher, com foco no público feminino. A programação incluía gastronomia, artesanato, lazer e saúde. Inicialmente, sua audiência era limitada, mas em 1996 diversificou sua programação com televendas e programas “étnicos”. Em 1999, a Igreja Universal do Reino de Deus adquiriu 50% da emissora, cancelando programas que não se alinhavam com seus princípios. A sede foi transferida para as instalações da Rede Record. Em 2007, devido ao baixo IBOPE, a Rede Mulher foi substituída pela Record News. O último programa foi exibido em setembro de 2007, e a maioria dos funcionários foi demitida.
O terceiro canal que vamos relembrar é a Rede Tupi, que foi uma importante rede de televisão aberta no Brasil, fundada em 1950 por Assis Chateaubriand. Sua matriz, a TV Tupi de São Paulo, foi a primeira emissora de TV do país e fazia parte dos Diários Associados, um grande conglomerado de mídia. Durante os anos 1950, a Tupi era a líder de audiência, mas perdeu espaço para outras emissoras na década de 1960. Em 1980, devido a problemas financeiros e administrativos, a Tupi saiu do ar, com parte de suas concessões sendo adquiridas por grupos como Silvio Santos, Bloch e Abril.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
O QUE ACONTECEU COM A MTV BRASIL?
A MTV Brasil, lançada em 1990, foi uma rede de televisão dedicada ao público jovem, fruto da parceria entre o Grupo Abril e a MTV Networks dos Estados Unidos. Foi a primeira versão da MTV a ser lançada em TV aberta e se destacou como a maior rede jovem do Brasil no início dos anos 2010. Sua sede ficava em São Paulo, no Edifício Victor Civita, onde antes era a sede da Rede Tupi. Em 2013, devido a dificuldades financeiras, o Grupo Abril devolveu a marca MTV para a Viacom, encerrando as transmissões da emissora em 30 de setembro de 2013. A Viacom relançou a MTV na TV paga e a antiga rede de TV aberta passou a retransmitir os programas da Ideal TV.
Autor(a):
Felipe Henrique
Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: