NOSTALGIA!
Descanse em paz: Fim de uma era com adeus de 5 refrigerantes populares arrancados de mercados e extintos
29/02/2024 às 5h00

5 refrigerantes marcantes, que marcaram uma geração, deram adeus definitivo e nunca mais voltaram
Coloridos, atraentes, refrescantes e deliciosos! Essas são as características mais marcantes dos refrigerantes, bebidas cujas quais estão sempre presentes nas comemorações, eventos e dia a dia de todos os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seja para acompanhar um almoço em família seja no lanche da tarde, eles estão sempre ali, prontos para fazer a felicidade de todos.
Obviamente, que apesar da infinidade de marcas existentes no mercado, sempre tem aquelas que ficam no nosso top 5 ou lista favorita. A Coca-Cola e o Guaraná Antártica que o digam!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Coca-Cola é uma das mais queridinhas quando se trata de refrigerantes (Foto Reprodução/Internet)
Apesar da predileção, muitos outros refrigerantes marcantes já passaram pela vida de milhares, mas infelizmente, foram extintas e sumiram das prateleiras dos mercados, cravando assim o fim de uma era …
Sendo assim, de acordo com informações coletadas na Veja, separamos 5 dessas marcas de refrigerante, que apesar do adeus, continuam bem vivos em nossas lembranças.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência, intervenção do Banco Central e venda ao Bradesco: Fim de banco n°1 no RJ após 48 anos

Adeus no Shopping RioSul: O fechamento de loja em gigante do RJ por motivo escandaloso

R$665M: O fim de banco nº1 de Goiânia, GO, após ser vendido ao Itaú por fortuna
Então preparem o coração, pois a nostalgia irá bater forte!
1-Guaraná Taí
Pra iniciar a lista, temos o que mais marcou a década de 80/90; O Guaraná Taí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele surgiu pela primeira vez ainda em 1979 e fez a alegria de muitas festinhas de aniversário, eventos empresariais, entre outros. Inclusive, muitos dos que estão lendo agora, devem ter memórias afetivas com esse guaraná, não é mesmo?
Infelizmente, entre o fim da década de 80 e começo da 90, ele deu seu adeus definitivo nos mercados.
O que coincidiu com a época em que a Coca-Cola começou a fazer do Kuat, “ O legítimo guaraná da Amazônia”, como dizia a propaganda.
2-Fanta Limão
Introduzida no mercado nacional em 1978, a Fanta Limão, apesar das expectativas, acabou não durando muito.
Ela parou de ser fabricada logo no ano de 1984, ano em que a Sprite, que já era sucesso fora do Brasil, passou a ser fabricada por aqui.
O que acabou culminando no fim da Fanta Limão, após perder o espaço aqui.
O interessante é que a Coca-Cola, que também é dona da Fanta, já era dona da Sprite desde 1955, fazendo com que um refrigerante da mesma família substituísse outro …
3-Guaraná e Limão Brahma
Lançados na década de 80, tanto o guaraná quanto a soda limonada da Brahma, conhecida como Limão Brahma, foram ícones da década.
Sua produção foi interrompida no início de 2001, depois da fusão da Antarctica com a Brahma, formando a AmBev, já que os produtos similares da Antarctica tinham melhor aceitação.

Fanta Limão (Foto Reprodução/ Fizzy, Bottle)

Guaraná Taí em lata do ano de 1995 (Foto Reprodução/Internet)

Refrigerantes Brahma (Foto Reprodução/Internet)

Lata antiga da Guaraná Skol (Foto Reprodução/Internet)

Refrigerante Crush (Foto Reprodução/Internet)
4-Guaraná Skol
Esse é do tempo da vovó, e talvez muitos aqui nunca provaram o mesmo.
O Guaraná Skol foi o primeiro refrigerante em lata vendido no Brasil, ele foi lançado ainda no ano de 1975.
Mas engana-se que essa latinha era simples de abrir. Naquela época, era necessário o uso de um abridor de latas, fazendo com que esse item fosse praticamente indispensável no bolso de muitos … Imagina só, andar com um abridor de latas hoje?
Obviamente, com os tempos se modernizando, e os refrigerantes cada vez mais diferenciados surgindo no mercado, a extinção do Guaraná Skol foi inevitável.
Tendo sua interrupção definitiva em 1989, na mesma época em que a Brahma adquiriu a Skol.
5-Crush
Pra finalizar, o mais charmosinho da lista! O refrigerante de laranja chamado Crush, era uma alternativa à Fanta nos anos 70, com um sabor bem mais forte e uma coloração laranja-avermelhada.
Com o tempo, a marca sumiu do mercado, mas foi revitalizada no Nordeste do Brasil por uma subsidiária da Coca-Cola, que vende a Crush nos sabores caju e guaraná.
Qual foi o refrigerante mais vendido no Brasil em 2023 ?
De acordo com um levantamento feito pelo Mercado Livre, o ranking dos refrigerantes mais vendidos, neste último ano de 2023, segue abaixo:
1. Coca-Cola
2. Fanta
3. Guaraná Antarctica
4. Pepsi
5. Wewi

Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.