Com milhares de clientes e um dos principais bancos do país, esse gigante sucumbiu após 55 anos de história e foi encerrado em fusão com o Santander
Ele fez história no mercado financeiro, ganhou o respeito da concorrência e saiu de cena de modo inesperado em meio a uma fusão com o Santander. Vale destacar que grandes bancos costumam comprar outros e anexar a suas operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E esse gigante, mesmo depois de ter eternizado, não resistiu a crise e encerrou sua história. Vale destacar que o mercado bancário no Brasil faz sucesso, afinal, com uma população de mais de 200 milhões de pessoas, fazer negócio por aqui é sempre vantajoso.
Estamos falando do Banco Noroeste, que de acordo com o site Panorama Mercantil, foi envolvido em uma fraude de proporções gigantescas e isso afetou a confiança do setor bancário. Nelson Sakagushi, que era diretor da área internacional do banco, foi o centro de toda a polêmica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos, Sakagushi desviou US$ 242 milhões, fragmentando suas operações fraudulentas através da subsidiária do Banco Noroeste em um paraíso fiscal. Quando descoberta toda a situação, a instituição ficou marcada e aos poucos foi perdendo espaço. Com 55 anos de história, ela não resistiu a crise que se instaurou.
Em 1998, o grupo Santander comprou o Banco Noroeste, e desmascarou ainda mais a situação da instituição e o esquema fraudulento. Por fim, a quantia desviada é conhecida por ser o maior desfalque a banco da história do Brasil. Hoje ele só existe na memória de algumas pessoas e marcou o setor bancário devido ao escândalo de desvio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL O MAIOR BANCO DO BRASIL?
A gente já citou que o nosso mercado é favorável para o surgimento de instituições bancárias e prova disso é que em nosso país existe cerca de 24 bancos, segundo um estudo da Economatica, e a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) destaca que por aqui, há 119 instituições financeiras associadas.
Mas, você saberia dizer qual é o maior banco do Brasil? Em número de clientes, ninguém ultrapassa a Caixa, que hoje conta com mais de 150 milhões de clientes. Vale lembrar que a instituição é responsável pelo pagamento de programas sociais do Governo Federal. O segundo lugar, é ocupado pelo Bradesco, que tem pouco mais de 100 milhões de correntistas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras instituições se destacam pelo seu valor de mercado, como é o caso do Itaú, que é um dos bancos mais valiosos do nosso país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE