O QUE ROLOU?!

Fim e comunicado devastador: O adeus de mais de 100 agências do Bradesco causando desespero e revolta

17/07/2024 às 4h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Bradesco executou uma série de fechamentos de agências em todo o país e situação gerou revolta (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Bradesco)

Encerramento de mais de 100 agências do Bradesco pegou brasileiros de surpresa e decisão caiu como uma bomba para bancários e sindicalistas gerando revolta e desespero

Em meados de fevereiro deste ano de 2024, o banco Bradesco tomou a decisão de fechar mais de 100 de suas agências em todo o país, incluindo algumas das áreas mais movimentadas de São Paulo. Essa situação acabou provocando revolta e preocupação entre clientes, funcionários e até mesmo as comunidades locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Seu Crédito Digital, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região chegou a organizar uma manifestação em frente a uma das agências do Bradesco na Praça Floriano Peixoto, região sul da cidade de São Paulo.

Essas manifestações ocorreram na tentativa de denunciar as demissões em massa que estavam ocorrendo diante desses fechamentos, além de destacar os impactos significativos tanto para os funcionários quanto para os clientes decorrentes dessas decisões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Revolta e preocupação:

Um dos pontos apontados pelos trabalhadores é que o Bradesco registrou um lucro de R$ 16,3 bilhões no último ano de 2023 e, mesmo assim, optou por reduzir sua força de trabalho em 2.159 postos e fechar 169 agências, 173 postos de atendimento e 77 unidades de negócios.

Obviamente, esse movimento gerou descontentamento entre os trabalhadores, que protestaram pela manutenção de seus empregos e também por melhorias nas condições de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A líder sindical e bancária do Bradesco, Maria de Lourdes, expressou a insatisfação dos funcionários diante dessas demissões em massa:

“Estamos lutando pelos nossos direitos e empregos. Os bancários merecem respeito e um ambiente tranquilo para trabalhar. É inaceitável que um banco como o Bradesco demita tantos trabalhadores, muitos dos quais são pais e mães de família” – Disse ela na ocasião.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em reunião com o Bradesco, o Sindicato dos Bancários de São Paulo cobrou a realocação desses trabalhadores e a manutenção de todos os empregos.

A entidade também executou uma série de reuniões com os bancários das agências atingidas, e realizando um levantamento para onde serão realocados.

Isso sem falar na preocupação quanto ao possível aumento de reclamações dos clientes, cujos quais estão sendo realocados para outros locais.

Segundo Márcio Rodrigues, dirigente sindical e bancário do Bradesco, essa responsabilidade em gerenciar um banco desse porte não pode cair nas “costas” dos trabalhadores que como ele mesmo disse: “São os pilares da da sustentação de uma instituição financeira”.

Apenas para nível de conhecimento, durante o último trimestre de 2019 e o último trimestre de 2023, o Bradesco fechou 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário, conforme exposto pelos dados dos demonstrativos financeiros do próprio Bradesco:

“Com esta movimentação, o Bradesco ainda contribui para o desequilíbrio econômico regionalizado, pois o fechamento de uma agência também impacta nos empregos indiretos, como vigilantes, limpeza e manutenção, além de prejudicar o comércio local” – Criticou Márcio.

Ainda de acordo com ele, o fechamento em massa de agências ainda exclui grande parcela da população do atendimento bancário, sobretudo os mais idosos e as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não têm condições ou conhecimento para buscar atendimento pelos canais virtuais.

Ele ainda garantiu que a luta irá continuar: “Vamos seguir protestando a cada fechamento de agência, e continuar cobrando a manutenção de todos os empregos”

O que disse o Bradesco sobre o fechamento das agências?

Segundo informações do BM&C News, divulgado em março de 2024, em meio a um comunicado interno, o Bradesco informou que: “O fechamento das agências está dentro de um plano estratégico da empresa para se adaptar ao atual cenário de transformação digital“.

Segundo eles, 98% das operações bancárias já são realizadas pelos canais digitais, o que justifica o encerramento das unidades físicas.

O banco ainda garantiu que os funcionários das agências fechadas serão realocados para outras unidades, fazendo com que os mesmos consigam manter os seus empregos. Mesmo assim, o sindicato dos bancários permanece em alerta com a possível perda de empregos após esse movimento.

Ainda de acordo com os sindicalistas, o Bradesco precisa oferecer alternativas e soluções para garantir que seus clientes continuem sendo atendidos de forma satisfatória.

Importância do Bradesco:

O Bradesco é um dos maiores grupos financeiros do Brasil, com sólida atuação voltada aos interesses de seus clientes desde 1943.

Além da excelência em serviços, destaca-se por ser um dos melhores gestores de recursos do mercado, com resultados construídos sobre bases sustentáveis.

agências
Bradesco
Destaque
fechamento

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.