Falência deixou clientes apavorados
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de questões podem levar a falência de um grande empreendimento. Dessa vez, falaremos sobre o adeus de dois grandes bancos do Brasil, após falência e uma decisão que partiu do Banco Central no mês de fevereiro deste ano de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre PortoCred e BRK. As duas instituições financeiras, segundo informações do portal Nord Investimentos, estavam em situações complicadas no balanço há alguns anos. Apesar da situação delicada, os títulos desses bancos eram amplamente encontrados em plataformas de corretoras.
A grande atratividade era que esses papéis pagavam taxas maiores que os bancos tradicionais. Com isso, atraíam muitos interessados nos seus produtos. Para se ter uma dimensão da gravidade, a BRK vinha apresentando prejuízo desde 2017. Além disso, o PortoCred, por sua vez, também estava em situação muito semelhante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da terrível situação, alguns dos clientes receberam, na época, uma boa notícia que partiu do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Eles publicaram uma página com o passo a passo para quem tinha títulos de crédito desses bancos e precisavam fazer a solicitação da garantia desses valores. A informação causou grande alívio.
Acontece que FGC garante o principal investido e mais os juros até a data da liquidação. No caso da BRK e Portocred, no dia 15 de fevereiro de 2023. Depois dessa data, não há mais incidência de juros remuneratórios. Dessa forma, o retorno final do investidor vai depender do tempo que o FGC demorar para realizar o pagamento.
Quais outros bancos foram a falência no Brasil?
NOSSA CAIXA
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este foi um dos maiores bancos que já se instalou aqui no Brasil. Originário das Caixas Econômicas Paulistas, fundado em 30 de dezembro de 1916, o banco operou por quase 83 anos, quando fechou as portas em 2009 para se unir ao Banco do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em novembro de 2008, o Banco do Brasil adquiriu a Nossa Caixa. A operação saiu ao custo de R$ 5,38 bilhões, sendo que a incorporação levou o Banco do Brasil a liderar o mercado no estado de São Paulo, onde anteriormente ocupava a 4ª colocação.
UNIBANCO
Fundado na cidade de Poços de Caldas, em 1924, o Unibanco era a abreviação da “União de Bancos Brasileiros”. A razão social do Unibanco não foi desfeita, e continua funcionando em cidades que já possui agências, assim como os boletos dos clientes empresariais antigos.
Após diversas mudanças, Unibanco se tornou integrante de um conglomerado financeiro que se fundiu ao Itaú Holding Financeira no ano de 2008, e que incluía várias empresas.