O adeus de moto amada da Honda
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que as motos se tornaram um dos transportes mais queridinhos do mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, algumas montadoras se tornaram populares, nisso podemos citar a Yamaha e até mesmo a Honda.
Dessa vez, no entanto, falaremos a respeito do fim de uma moto da Honda após anos sendo muito vendida no Brasil. A moto extinta que estamos falando é um modelo Honda CG 125. De acordo com informações do portal Auto Esporte, o veículo saiu de linha em 2019 após 42 anos.
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Para quem não sabe, o veículo foi lançado em 1976 como a 1ª moto nacional da marca japonesa, ela foi a mais vendida do país por décadas. O fim definitivo do modelo da Honda no Brasil deixou saudades em milhões de pessoas que são completamente apaixonadas por veículo de duas rodas.

Honda CG 125 (Foto: Reprodução/ Internet)
Qual motor dura mais Honda ou Yamaha?
Uma das características distintivas dos motores Yamaha é o uso de revestimento cerâmico na camisa do pistão. Essa escolha de material tem sido reconhecida por contribuir para motores mais potentes e duráveis. A principal razão por trás disso está na capacidade do revestimento cerâmico de diminuir o coeficiente de dilatação térmica.
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O coeficiente de dilatação térmica é uma medida que descreve o quanto um material se expande ou contrai em resposta a mudanças de temperatura. Em motores de combustão interna, como os usados em motocicletas, as temperaturas podem variar significativamente devido ao calor gerado durante o funcionamento.
Ao utilizar revestimento cerâmico na camisa do pistão, a Yamaha consegue controlar de forma mais eficaz a expansão térmica dessa parte crítica do motor. Isso resulta em uma série de benefícios, incluindo:
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- Maior Eficiência Térmica: Com a redução da expansão térmica, a eficiência térmica do motor é melhorada. Isso significa que mais energia é convertida em potência útil, tornando o motor mais potente.
- Maior Durabilidade: O revestimento cerâmico ajuda a proteger a camisa do pistão do desgaste causado pelo atrito e pelo calor. Isso contribui para uma vida útil mais longa do motor.
- Menos Desgaste: A redução do desgaste significa que as peças móveis do motor, como pistões e anéis, mantêm sua integridade por mais tempo, reduzindo a necessidade de substituição frequente.
- Menos Folga nos Componentes Internos: O controle da expansão térmica também ajuda a manter as folgas entre as peças internas do motor dentro de limites ideais, o que é crucial para o desempenho e a durabilidade.
Por outro lado, na Honda, a utilização desse tipo de revestimento cerâmico pode não ser uma característica padrão em todos os modelos de motores.
Fonte: G1 e Uol.
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Honda e Yamaha – Montagem TVFOCO