VIXE

O adeus de rival N°1 das Casas Bahia ao confirmar falência por dívida de R$1,2B

Falência / Casas Bahia - Montagem: TVFOCO

Falência / Casas Bahia - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo sobre o adeus de uma grande rival das Casas Bahia com dívida de R$1,2B

Com nada mais, nada menos que um calote de R$1,2 bilhão, vocês irão conferir neste domingo (18), tudo sobre a falência de uma varejista gigante rival das Casas Bahia, após 86 anos.

Mappin é uma empresa inglesa fundada em 1913 na Cidade de Londres, com Escritório-Sede na Bishopsgate Street 186, inaugura sua primeira loja no dia 29 de novembro de 1913 na cidade de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Mappin Stores teve foco inicialmente na venda de roupas femininas e crianças, artigos de armarinhos e cortinas, voltado para as mulheres da elite paulista. As informações são da Wikipédia.

De acordo com o que foi divulgado, a empresa cerrou suas atividades em 1999, durante a administração de Ricardo Mansur. Teve falência decretada junto com as lojas Mesbla, que haviam sido incorporadas ao Mappin em 1996.

Ainda em 1999, o Grupo Pão de Açúcar, por meio do Extra Hipermercados, com a bandeira “Extra Mappin”, sendo abandonada logo em seguida. Em 2003, a loja foi fechada sob a alegação de possuir baixa rentabilidade, não compensando os custos de manutenção do ponto de venda, e que a loja não atendia mais aos “padrões de qualidade que devem fazer parte de todas as bandeiras do grupo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meados da sua história, em 1999 Mansur desviou o dinheiro do caixa do Mappin e fugiu, dando calote na praça e principalmente nos funcionários que não tiveram pagos seus direitos trabalhistas. Em 29 de julho de 1999, o Mappin encerrou suas atividades, após 86 anos de sua fundação, com uma dívida de 1.2 bilhão de reais.

Assim, já fazem 4 anos que o Mappin tem tentado reconquistar os seus clientes e voltar a fama que tinha no final dos anos 90, mas agora de uma forma diferente.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo reportagem da editoria de Economia do Portal UOL, O Mappin pretende voltar a conquistar seus clientes, mas no momento, apenas com vendas online.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o site, foi comprada nos anos 80 pela Marabraz, uma das maiores empresas de comércio do Brasil, e relançada na internet.

Desde 2019 o site voltou ao ar, passou por reformulação e pretende se transformar em uma plataforma de Marketplace.

Em dezembro de 2009, em um leilão judicial, a rede de lojas Marabraz arrematou a marca por 5 milhões de reais. Durante anos, a compra da marca pela Marabraz gerou rumores de uma possível volta do Mappin, como em 2014, que foi anunciado uma possível volta da marca em 2016.

Porém, foi só em 2019, próximo aos 20 anos de falência do Mappin, que a marca retornou por meio da criação de um site www.mappin.com.br voltado para compras em varejo. O plano da Marabraz é de, em 2020, abrir lojas físicas da marca na cidade de São Paulo.

A Varejista fechou suas lojas físicas com dívidas de R$ 1,2 bilhão e mais de 300 pedidos de falência (Foto: Divulgação / Mappin)

Como foi dito, o Mappin fechou em 1999, para voltar a ativa, segundo o UOL, voltou vendendo apenas produtos Marabraz, como nas lojas que boa parte dos brasileiros conhecem.

Mais famosa em artigos domésticos, a nova varejista passou a vender guarda-roupas, sofás, conjuntos de mesas e cadeiras e móveis multifuncionais. Para voltar a conquistar o público, o slogan da marca é ‘Reviva o Mappin’. O consumidor encontra os mesmo produtos e preços oferecidos no site da dona da marca, conhecida pelo slogan “Preço menor ninguém faz”. Toda a logística também fica por conta da dona da Marabraz, com entrega para todo o país.

Mappin (Reprodução: Internet)

No futuro, mas ainda sem uma data definida, será lançada uma linha premium para diferenciar os produtos vendidos no Mappin da Marabraz, rivalizando com a Casas Bahia.

Ainda segundo o portal UOL, uma das ideias é lançar uma loja como uma Megastore, tornando a referência da marca.

Revolucionária, nas redes sociais a loja varejista recebe centenas de comentários de pessoas que dizem que a empresa fez parte da infância e do profissional delas.

Quais são as maiores varejistas do Brasil?

  1. Grupo Pão de Açúcar. Faturamento R$ 76,933 bilhões.
  2. Carrefour. Faturamento R$ 42,701 bilhões.
  3. Walmart.
  4. Lojas Americanas.
  5. Magazine Luiza.
  6. Grupo Boticário.
  7. Raia Drogasil.
  8. Cencosud.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile