BOMBA

Fim da linha: O adeus definitivo de carro mais AMADO e queridinho da Chevrolet no Brasil após 24 anos

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Fim da linha: O adeus definitivo de carro amado (Reprodução/Internet)

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Carro amado por todos os fãs da marca vai deixar muita saudades em muita gente

A Chevrolet, comumente chamada de Chevy, é uma renomada fabricante de automóveis americana e uma das marcas mais icônicas e reconhecidas na indústria automotiva. Fundada em 1911 nos Estados Unidos, a Chevrolet faz parte do conglomerado automobilístico General Motors (GM) e tem uma longa história de produção de uma ampla variedade de veículos, desde carros de passageiros até caminhões e SUVs.

Ao longo dos anos, a Chevrolet lançou uma série de modelos de destaque, incluindo o Chevrolet Suburban, um dos SUVs mais antigos em produção contínua, o Chevrolet Corvette, um esportivo lendário, e o Chevrolet Camaro, outro carro esportivo de grande sucesso. Além disso, a marca produz uma variedade de carros de passeio, como o Chevrolet Malibu e o Chevrolet Impala, bem como caminhonetes como o Chevrolet Silverado.

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Porém, nem tudo são flores, dentro da história da Chevrolet, um deles se destacou bastante em uma época do Brasil, o Chevrolet Opala. Era um ícone da indústria automobilística brasileira, teve uma trajetória marcante desde seu lançamento em 1968.

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Chevrolet Opala (Reprodução/Internet)

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O modelo brasileiro era uma combinação única de motores da Chevrolet americana e a carroceria do Opel Rekord alemão de terceira geração. Enquanto o Opel Rekord foi produzido de 1966 a 1971, o Opala teve uma vida consideravelmente mais longa, passando por várias reestilizações, mas mantendo as laterais e o conjunto mecânico básico.

O Opala ganhou destaque por seus motores de grande capacidade e carburados, como o motor de seis cilindros de 4.1 litros, que produzia impressionantes 171 cv de potência e 32,5 kgf.m de torque. Essa configuração estava presente na versão SS6, que era a mais potente da linha 4100.

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No entanto, em abril de 1992, a produção do Opala chegou ao fim após 30 anos de história. Durante sua jornada, o Opala deixou sua marca nas ruas brasileiras e conquistou milhões de admiradores. O modelo foi fabricado na planta da Chevrolet em São Caetano do Sul, São Paulo, e era especialmente reverenciado ao lado do Diplomata.

O Opala também se destacou por sua versatilidade, oferecendo versões com quatro portas e espaço para até seis ocupantes devido aos bancos inteiros. Seu design, com curvas na linha lateral e frisos cromados, era emblemático para a época.

Chevrolet Opala (Reprodução/Internet)

Em 1988, o Opala passou por uma mudança significativa ao introduzir versões com transmissão automática de quatro marchas, usando caixas da alemã ZF. Até então, os motores vinham exclusivamente com transmissões manuais de quatro velocidades. Nesse mesmo ano, uma versão básica do Opala ganhou popularidade entre frotistas e até mesmo a Polícia Militar de São Paulo a adquiriu, com adaptações para uso policial, incluindo porta-munições e porta-arma.

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Em 1991, o Opala recebeu mais atualizações, incluindo uma nova caixa de câmbio manual de cinco marchas, um novo design interior, um volante redesenhado e direção elétrica. Além disso, a linha passou a oferecer freios a disco nas quatro rodas, uma característica rara para carros nacionais na época.

Uma triste perda e uma pena que um carro tão simbólico não terá mais continuações aqui no Brasil!.

Qual é o preço de um Opala?

Atualmente, o valor do Chevrolet Opala pode variar dependendo do modelo e das condições do veículo no mercado. Por exemplo, um modelo sedã básico com motor 2.5 é avaliado em R$ 11.319 pela Fipe. Já um Opala sedã Comodoro com motor 4.1 tem um valor de R$ 19.134 na Fipe. No entanto, é importante observar que é possível encontrar modelos por preços ainda mais baixos, na faixa de R$ 8,5 mil, dependendo do estado e das características do veículo.

Fonte: MotorShow.

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