MUDANÇA DRÁSTICA

O adeus histórico do Bradesco, Itaú, Nubank e mais em 2024 e o substituto crucial anunciado pelo Banco Central

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Presidente do Banco Central fez importante anúncio sobre instituições bancárias (Foto: Reprodução/ Internet)

Presidente do Banco Central fez importante anúncio sobre instituições bancárias

Durante sua participação no MBA Brasil, em Chicago, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, antecipou que os aplicativos de bancos tradicionais, como Bradesco e Itaú, podem ser descontinuados e dar um adeus histórico nos próximos dois anos devido ao avanço do Open Finance.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele explicou que esse sistema, permitindo o compartilhamento de informações financeiras, tem o potencial de eliminar e substituir de forma crucial a necessidade de diversos aplicativos bancários, como o do Nubank, Bradesco e até Itaú, dando origem a um “superapp”.

“Será um aplicativo agregador que, pelo Open Finance, dará acesso a todas as contas”, destacou o presidente do Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A concepção de um superaplicativo não é recente; Campos Neto já expressou anteriormente a perspectiva de que os dias das múltiplas ferramentas de bancos, que ocupam espaço nos smartphones dos brasileiros, estão contados.

Durante o Fórum de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), há alguns meses, o presidente do Banco Central apresentou o projeto do superapp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Sem perícia médica, de casa e apenas com o celular: INSS confirma benefício a lista de CPFs 

O propósito, de acordo com ele, é reunir todas as informações do cliente e as ferramentas bancárias a que ele tem acesso em um único lugar, também conhecido como “agregador financeiro”.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Você vai ter seu fluxo (financeiro, de todos os bancos) consolidado em um instrumento só. Hoje, a gente paga o cartão de crédito, e tem aquele ‘dois de três (parcelas), cinco de oito’, e você não sabe mais quanto que você deve. Com o Open Finance, você vai apertar um botão e vai ter, lá, todo o seu fluxo de caixa”, completou o chefão do Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme explicado pelo presidente do Banco Central, algumas das funções possíveis do superapp incluiriam a capacidade de verificar as taxas de juros de diferentes bancos antes de realizar um pagamento com crédito, escolher de qual banco retirar dinheiro em caso de transferência, converter moeda física para moeda digital, e realizar investimentos. Essas funcionalidades integradas visam proporcionar aos usuários maior conveniência e controle em suas transações financeiras.

CARTÃO DE CRÉDITO VAI ACABAR?

O Banco Central desempenha o papel de autarquia responsável pela gestão da política econômica, garantindo a estabilidade e o poder de compra da moeda nacional, além de supervisionar o sistema financeiro como um todo.

Recentemente o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou a consideração de uma proposta ao Legislativo para eliminar o crédito rotativo do cartão, conhecido por suas taxas elevadas de 454% ao ano. Saiba todos os detalhes lendo a matéria completa aqui! 

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: pedro.fonseca@otvfoco.com Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile