O fim de rede de supermercados gigante, famosa entre os brasileiros, que não conseguiu suportar a pressão do mercado e anunciou o encerramento de suas atividades
A briga por espaço entre as grandes empresas de supermercados tem ficado cada vez mais disputada. O fato é que companhias gigantes tem chegado com força e se feito presente no dia a dia da população, como é o caso de redes como Carrefour, Assaí e muitas outras. E por falar nelas, hoje falaremos sobre o encerramento oficial de rede de supermercados bilionária após 50 anos de atividades no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal do ‘Estadão’, em julho de 2023, uma das companhias mais conhecidas em todo o território nacional, acabou fechando suas portas e dando adeus ao país.
Ou seja, em 2020, a empresa, que havia vindo da Holanda, já havia dado início à venda de 29 novas lojas ao Grupo Carrefour. O acordo foi fechado em meio à uma negociação bilionária. O nome em questão trata-se da Makro, rede de supermercados administrados pelo SHV, da Europa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CRISE LÁ FORA
A rede de supermercados já havia deixados a Europa há duas décadas mais ainda prosseguia em atividade no Brasil, contudo, decidiu por fim nas suas lojas em solo brasileiro e vendendo suas unidades para a rival Carrefour.
Ainda segundo a fonte, na época, o Makro ainda chegou a contratar o banco Santander para encontrar novos compradores, quando foi anunciado que eles sairiam do Brasil. Diante da decisão, o Grupo Carrefour, que também controla o Atacadão, assumiu parte das unidades por R$ 1,95 bilhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns especialistas alegaram que a Makro não conseguiu acompanhar o desenvolvimento da economia, o que resultou em sérias dificuldades para se manter no mercado.
Ou seja, por um longo período, a empresa só efetuava vendas para clientes que tivesse cartões da rede, o que levou ao afastamentos dos demais. Com as dificuldades, o plano ainda chegou a ser alterado, mas não conseguiu reverter o prejuízo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Crescimento do Grupo Carrefour no mercado
Segundo um ranking da Abras, o Grupo Carrefour foi líder em faturamento no ano de 2023, o que o levou a ter ainda mais destaque entre os demais concorrentes. Foram mais de 115,4 bilhões movimentados pela administradora de supermercados, mantendo uma distância de R$ 42,7 bilhões do 2º lugar, ocupado pelo Assaí Atacadista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nota de despedida da Makro
Cabe dizer, que o Makro fez sua nota de despedida agradecendo todos aqueles que colaboraram com a sua atuação enquanto esteve ativa. “Temos certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil, deixando nosso agradecimento aos clientes e colaboradores que fizeram parte desta história”, disse.
Quais são as maiores varejistas do Brasil?
- Grupo Carrefour Brasil;
- Assaí Atacadista;
- Magazine Luiza;
- Via Varejos;
- Americanas;
- RaiaDrogasil;
- Grupo Boticário;
- Natura&CO;
- Grupo Mateus;
- Grupo Pão de Açúcar.