URGENTE

O comunicado do Banco Central que desvenda a real sobre fim do dinheiro físico no Brasil e substituto

22/08/2024 às 10h00

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Cédulas de 50,00 reais / Banco Central - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o comunicado do Banco Central que desvenda a verdade sobre o fim do dinheiro físico no Brasil

A saber, o Banco Central gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade são objetivos da autarquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, nesta quinta-feira (22), vocês saberão tudo sobre o comunicado do Banco Central que desvenda a real sobre fim do dinheiro físico no Brasil e substituto, afinal, esse assunto já vem dando muito o que falar.

De acordo com informações do portal Click Petróleo e Gás, recentemente o Banco Central do Brasil surpreendeu confirmando uma nova moeda digital chamada Drex. Assim, a moeda promete transformar a vida da população e dar fim do dinheiro físico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia, que chegou ao público em agosto de 2023, aponta para um futuro onde a moeda física pode se tornar uma coisa do passado, abrindo espaço para uma era completamente digital.

Em suma, o famoso Drex se trata de uma nova moeda digital que o Banco Central está implementando como substituta do real. Essa iniciativa faz parte de um movimento global para digitalizar as economias, tornando as transações financeiras mais rápidas, seguras e eficientes. A Drex não é apenas uma nova forma de moeda; ela representa uma mudança na forma como os brasileiros poderão gerenciar seu dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, a Drex será introduzida de forma gradual. O objetivo é garantir que todos tenham tempo para se adaptar, sem causar grandes impactos na economia ou no cotidiano das pessoas.

Contudo, apesar de muitos borborinhos a respeito do assunto, um dos principais pontos de debate é o Projeto de Lei 4068/20, que está em tramitação na Câmara dos Deputados e propõe a extinção do papel-moeda no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse projeto de lei sugere que todas as transações financeiras no país sejam feitas exclusivamente por meios digitais, o que inclui a nova moeda Drex. Se aprovado, o projeto permitirá a posse de cédulas apenas para fins de registro histórico, o que significaria, na prática, o fim do real físico.

No entanto, ainda não há uma data definida para a aprovação dessa lei, e o debate sobre o tema promete ser intenso. Ou seja, a verdade é que, apesar da existência do Drex, o dinheiro físico irá segiir existindo, mas tem algumas notas que vão sair de circulação.

De acordo com informações do portal Crusoé, o Banco Central anunciou que irá iniciar a retirada gradativa da primeira família de notas da moeda. A medida deve tirar a primeira geração das notas de 2,5,10,20,50 e 100 reais, que foram produzidas entre 1994 – data de entrada do Plano Real e 2010, quando passaram a entrar em circulação a segunda família de notas, mais com mais itens de segurança para garantir sua procedência.

As notas de um real quase todas já estão fora de circulação desde que sua produção foi encerrada em 2005.

Como investir no Drex Brasil?

Para ter acesso à Plataforma Drex, você precisará de um intermediário financeiro autorizado, como um banco.

Esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do Drex, para que você possa realizar transações com ativos digitais com total segurança.

Banco Central

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.