UÉ?!
“Encerramos as atividades”: O anúncio oficial da C&A ao confirmar fechamento de unidade popular no Brasil
25/08/2024 às 7h20
Unidade gigantesca e popular da C&A acabou encerrando as suas atividades e comunicado oficial emitido pela varejista pegou milhares de clientes de surpresa com decisão abrupta
A C&A é considerada uma das maiores lojas de fast fashion no país, fundada ainda no ano de 1841 pelos irmãos holandeses Clemens e August, a marca desembarcou no Brasil em 1976, com a inauguração da nossa primeira loja no Shopping Ibirapuera. Desde então, passou a conquistar e a expandir cada vez mais seus negócios no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, ao longo dos anos, a varejista passou por algumas reestruturações que a fez tomar a decisão de fechar as portas de algumas unidades ao redor do Brasil. Inclusive, no dia 11 de março do ano de 2022, a C&A chocou alguns consumidores ao anunciar o fechamento de uma das suas unidades mais populares, localizada em região central brasileira.
No caso se tratou da unidade que ficava localizada na cidade de Natal, bem na Avenida Rio Branco, Centro, bairro Cidade Alta. De acordo com o que foi divulgado na época pelo portal Tribuna do Norte, a decisão foi abrupta e praticamente da noite para o dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado
Apesar do susto, no mesmo dia em que fechou, a unidade da C&A deixou um comunicado colado na porta do estabelecimento, onde dizia para os clientes se direcionassem à outra unidade da rede mais próxima.
Além disso, o comunicado também orientava as pessoas sobre como proceder em casos de pagamentos de faturas de cartão e até caso a pessoa precisasse de algum outro tipo de atendimento, como uma troca de roupa:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Encerramos as atividades desta loja no dia 11 de março de 2022. Esperamos você em uma de nossas unidades mais próximas, para uma experiência de moda incrível! Ou, se preferir, fique conectado conosco através do nosso site: cea.com.br ou baixo o app da C&A” – Iniciou o primeiro trecho que continuou:
“Trocas de produtos poderão ser realizadas em qualquer uma de nossas unidades, assim como o pagamento das atuais e próximas faturas do cartão C&A. Os pagamentos das faturas também poderão ser feitos em agências bancárias, casas lotéricas ou pelo Internet Bank”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Terminantemente PROIBIDO: Uber encerra serviço em 4 países por motivos alarmantes
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
Região afetada
Vale dizer que ainda em outubro de 2021, o portal Tribuna do Norte descreveu as dificuldades do bairro Cidade Alta. Desde janeiro daquele ano, cerca de 2.164 empresas foram extintas segundo dados da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern).
Segundo o órgão, no ano de 2021 a região possuía cerca de 2.023 negócios ativos, o menor número dos últimos dez anos. No ano de 2011, o número de empresas que estavam ativas no bairro era de 2.581, segundo a Jucern.
Especialistas afirmaram se tratar de um fenômeno histórico e que mantém relação direta com o desenvolvimento de outras áreas da capital.
Para efeitos de comparação, no Alecrim, os negócios ativos, apesar de algumas oscilações, manteve a tendência de crescimento em dez anos.
Se em 2011, a Jucern registrava 3.037 empresas em atuação, neste ano, o número está em 3.467. Os negócios extintos eram 4.406 em 2011. Neste ano, o número está é de 3.585.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, seguiu uma cartilha semelhante ao analisar a situação do comércio na Cidade Alta:
“De uma forma geral, percebemos um fortalecimento de centros comerciais em outras áreas de Natal, como as zonas Sul e Norte, bem como o crescimento dos shoppings e do comércio no bairro do Alecrim. Também acrescentamos o fato de que, para um comércio ser forte, é essencial um fluxo significativo de pessoas. Atualmente, não temos grandes pontos de atração de fluxo no Centro” – Disse ele na época
C&A se manifesta
Em nota divulgada , a C&A confirmou o encerramento da operação da loja. A empresa informou que ofereceria todo o suporte necessário aos associados, além remaneja-los para outras lojas da região.
De acordo com a própria varejista, atualmente, a C&A conta com aproximadamente 319 unidades no país, localizadas em todos os estados brasileiros, sendo quatro delas no Rio Grande do Norte, além do seu e-commerce que atende todo o território nacional.
Ainda de acordo com o portal Tribuna do Norte, os funcionários da loja também foram pegos de surpresa com o anúncio do fechamento.
Mas de acordo com o que foi divulgado pelo mesmo portal, os mesmos foram transferidos para outras filiais da C&A na capital potiguar, que possuía lojas espalhadas no Natal Shopping e Partage Norte Shopping.
Quais as projeções que a C&A ainda tem em 2024?
Segundo o portal Seu Dinheiro, apesar da crise do varejo que ainda afeta o setor, ainda mais quando se trata de moda, a C&A espera fazer um bom investimento no relacionamento com cliente, entendendo o perfil e suas necessidades.
Com isso, a expectativa é que se aumente as vendas, junto com o C&A Pay, que oferece cartão de crédito aos consumidores da varejista.
A empresa também irá investir em testes e análise de dados para o lançamento de novas coleções de moda. Com um caixa extra para o próximo ano, a C&A espera abrir entre 15 e 20 novas lojas. A empresa também vai reforçar o marketing em campanhas publicitárias mais atrativas, incluindo o festival Rock in Rio, no próximo mês de setembro.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.